Carteira de Habilitação Digital chega ao Rio Grande do Norte

Carteira de Habilitação Digital chega ao Rio Grande do Norte

Carteira de Habilitação Digital chega ao Rio Grande do Norte

Brunna Mendes março 7, 2018 Destaques

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) lançou oficialmente nesta quarta-feira (7) a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNHe). O evento foi realizado na Governadoria, no Centro Administrativo, e contou com a presença do governador Robinson Faria, do diretor geral do Detran, Eduardo Machado, e demais servidores do órgão.

O Rio Grande do Norte é um dos poucos estados do país a implantar a CNH Digital antes do prazo estabelecido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Ministério das Cidades, que é julho deste ano. “Parabenizo o Detran pelo trabalho em tomar a dianteira e implantar esta iniciativa de forma ágil, proporcionando comodidade ao condutor potiguar, que sempre terá em mãos o documento por meio de um smartphone ou tablet, evitando multas e pontos por ocasião do esquecimento do documento impresso”, destacou o governador Robinson, que na ocasião teve o aplicativo instalado no celular.

Detalhes

O RN é um dos poucos estados onde a CNH Digital será oferecida sem custos aos condutores. Além disso, a CNH-e tem o mesmo valor legal da versão impressa, podendo ser usada como comprovação de identidade nos casos em que a habilitação é aceita.

Atenção

O condutor deve ficar atento, uma vez que a versão digital só estará disponível para Carteiras de Habilitação emitidas a partir de maio de 2017, já geradas com QR Code. Os documentos anteriores a este período devem ser renovados junto ao Departamento Estadual de Trânsito para que possa ser solicitada a versão digital. Segundo o Detran, de maio de 2017 até o início de março de 2018 foram emitidas mais de 170 mil CNHs com o novo modelo no RN, o que representa cerca de 20% das carteiras do estado.

Adesão

Pelo menos 12 estados e o Distrito Federal já aderiram à CNH digital. Goiás foi o primeiro a oferecer a versão no celular, em um projeto piloto, desde outubro. Cerca de 20 mil motoristas já usam as carteiras digitais no país inteiro.

Como obter a CNH Digital

• Cadastrar-se no Portal de Serviços do Denatran;

• Ir ao Detran onde foi emitida a CNH impressa para confirmar seus dados;

• Baixar o aplicativo gratuito da CNH digital nas lojas oficiais da Apple e do Google;

• Acessar o aplicativo por meio de um código de ativação que o Denatran enviará por e-mail;

• Criar uma senha para acessar o documento no celular.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos