Notícias

Carnaval: especialista alerta para doenças transmissíveis pelo beijo

Gabriell Bonifacio Borgato, professor de Odontologia do Ceunsp, orienta cuidados e atenção com a higiene bucal durante o período de folia

Com o Carnaval se aproximando, muitas pessoas se preparam para participar de festas e blocos de rua, aproveitando o clima festivo e descontraído que essa época do ano proporciona. No entanto, é importante lembrar que, além da diversão, o Carnaval pode trazer riscos para a saúde, principalmente quando se trata da transmissão de doenças infecciosas, que podem ser transmitidas pelo beijo.

O especialista em odontologia, Gabriell Bonifacio Borgato, do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), alerta que é preciso ter cautela na hora de trocar beijos na boca, especialmente durante o Carnaval. De acordo com ele, feridas na região dos lábios e dentro da boca podem ser portas de entrada para patógenos, como vírus, bactérias e fungos, que podem ser transmitidos pelo beijo.

Entre as doenças mais comuns que podem ser transmitidas pelo beijo, destacam-se a mononucleose, o herpes labial e a sífilis.

Mononucleose (doença do beijo): um vírus transmitido pela saliva, que pode causar mal-estar, febre, dores de cabeça e garganta, e placas brancas na garganta. Não há prevenção para esta doença, e o tratamento se baseia no controle dos sintomas.

Herpes labial: outro vírus que pode ser transmitido pelo contato durante o beijo. A manifestação mais comum é a de feridas nos lábios pós o aparecimento de pequenas bolhas, e que regridem e cicatrizam em alguns dias. Sua infecção inicial em quem nunca teve contato com o vírus pode causar alterações sistêmicas, como dor de cabeça, febre, mal-estar e feridas na cavidade oral.

Sífilis: infecção bacteriana mais conhecida por ser uma IST (infecção sexualmente transmissível), porém também capaz de ser transmitida pelo beijo. A infecção ocorre através de pequenas feridas na boca, e o curso da doença causa manifestações sistêmicas que podem levar à morte! O tratamento consiste no uso de antibiótico.

Dr. Gabriell explica também que no carnaval é comum que as pessoas percam muita água por conta do calor excessivo e maior movimentação do corpo nos blocos. Portanto, é importante estar atento à hidratação constante, além de maneirar no consumo de álcool, que também promove a desidratação do nosso corpo.

Ao perder água, nossa salivação é reduzida, o que contribui para doença, cárie e inflamações na gengiva. Além disso, devemos estar atentos à exposição do sol e sempre usar filtro solar, uma vez que a região dos lábios está mais exposta ao câncer de pele”, reforça.

As dicas para ter sucesso bucal nessa época, de acordo com o Dentista, é em casos de viagens, se programar para não esquecer nenhum dos itens de higiene oral, como a escova de dente, creme e fio dental. E lembrar de escovar os dentes sempre após as refeições, e caso não seja possível, ao menos ao acordar e antes de dormir.

Por fim, o professor de Odontologia do Ceunsp, reforça: “devemos então nos lembrar de manter a hidratação constante com água, e evitar o consumo exagerado de álcool e bebidas como refrigerantes, que além do excesso de açúcar também são ácidas, facilitando a manifestação da doença da cárie. Quanto as infecções transmitidas pelo beijo, a conscientização é a melhor prevenção”.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.