Notícias

Caern diz que água do “Lago Azul” em Parnamirim é de boa qualidade

A Caern informou ainda que o afloramento foi a uma profundidade de dez metros, decorrente do manancial de um aquífero suspenso no local

A água do lago azul em Parnamirim tem sido uma grande preocupação para a população local, especialmente depois do recente afloramento que aconteceu durante as escavações de uma obra de Estação Elevatória de Esgotos no bairro de Nova Esperança. A qualidade da água é importante para a saúde humana, bem como para a preservação do meio ambiente.

Felizmente, após os testes realizados pelo Laboratório Central da Caern e pelo Igarn, foi concluído que a água é de boa qualidade, sem qualquer traço de contaminação. A qualidade da água é semelhante à água proveniente dos poços tubulares localizados naquela área, que já são responsáveis por parte do abastecimento da população da cidade.

A cor azul-turquesa do lago, conhecido como “buraco azul”, é um fenômeno físico, sendo apenas o reflexo da luz branca do sol. A profundidade e a cor clara do fundo da lagoa também favorecem o aspecto azulado da água, mas a água é transparente. O afloramento aconteceu a uma profundidade de dez metros e foi decorrente do manancial de um aquífero suspenso no local.

O superintendente de Operação e Manutenção da Caern, Ricardo Barros, explicou que não é raro o registro de ocorrências como essa durante a realização de obras, nas quais águas subterrâneas afloram. Nesses casos, quando se trata de um aquífero, é necessário fazer o seu rebaixamento, a fim de que o trabalho de engenharia possa continuar.

Além disso, o diretor técnico do Idema, Werner Farkatt, afirmou que “é mais importante para a preservação do aquífero a construção da obra de esgotamento sanitário do que qualquer outra coisa. Sem esta obra, acontecem contribuições de fossas ou lançamentos de esgoto no solo sem o devido tratamento“.

Moradores são flagrados tomando banho no "buraco azul" em Parnamirim
Foto: Ana Amaral

A Caern, que atua como apoio técnico na obra, reforça a recomendação de que a população respeite o perímetro da obra por questões de segurança. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) também reuniu diretores e técnicos da Caern, Idema e Igarn para definir estratégias a serem alinhadas com a Prefeitura Municipal de Parnamirim, para que todas as ações sejam tomadas em defesa da qualidade da água e da preservação do meio ambiente local.

Além disso, a Caern tem feito campanhas de sensibilização para alertar a população sobre a importância da preservação da água e dos recursos hídricos. A educação é fundamental para que as pessoas compreendam a importância da preservação destes recursos naturais e também para que possam contribuir para a proteção do meio ambiente.

Os testes realizados com a água do lago azul são periodicamente monitorados para garantir que a qualidade da água permaneça inalterada. Caso sejam identificadas quaisquer variações ou anormalidades, serão tomadas medidas imediatas para corrigi-las.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.