Notícias

Brasil corre risco sério de enfrentar recessão, afirma Meirelles

Ele também defendeu a extinção de estatais que não cumprem mais as funções para as quais foram criadas e a revisão de benefícios tributários

O ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, reafirmou nesta terça-feira (15/11) que o Brasil precisará aprovar um “waiver” (licença) para conseguir acomodar suas despesas em 2023, mas frisou que é fundamental que depois disso seja aprovada uma âncora fiscal clara.

Tem que se ter uma âncora, tem que ter um teto (de despesas), o limite tem que ser claro porque caso contrário o país pode, e corre o risco sério, de voltar a um clima de recessão“, afirmou Meirelles durante a conferência Lide Brazil, em Nova York.

Meirelles, que também já presidiu o Banco Central, disse que o caminho para o controle fiscal passa por uma reforma administrativa que inclua medidas como a extinção de estatais que não cumprem mais as funções para as quais foram criadas e a revisão de benefícios tributários.

Já para 2023, será preciso aprovar uma excepcionalidade à regra do teto de gastos para viabilizar a continuidade do pagamento de R$ 600 às famílias de baixa renda, disse Meirelles.

Ele também destacou que os parâmetros usados na formulação do Orçamento do ano que vem estão defasados, o que fortalece a necessidade de ajustes.

Ministério da Fazenda

Questionado por jornalistas ao final do evento, Meirelles disse que não recebeu convite para assumir o Ministério da Fazenda no governo Lula, e ressaltou que a tendência é que o mercado fique aliviado com o anúncio da equipe, mas a reação dependerá do nome escolhido.

Não é uma coisa assim simplesmente todos iguais. Existem pessoas que fazem um trabalho ou tem ideias que o mercado acha que serão mais produtivas para fazer o país crescer, gerar renda, gerar emprego, gerar investimento“, disse Meirelles, acrescentando que o mercado inclui todo o setor produtivo.

Meirelles disse, ainda, que a aprovação do nome do ex-presidente do BC Ilan Goldfajn à Presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) seria uma “grande adição para o Brasil”.

Ilan foi indicado ao BID pelo governo Jair Bolsonaro e a eleição está prevista para o dia 20 de novembro. O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, conselheiro de Lula, chegou a encaminhar carta ao governo dos EUA pedindo apoio para o adiamento da escolha, o que não aconteceu.

Defendo a ideia de que o novo governo deveria apoiar o Ilan, que é um nome excelente, e não entrar em uma questão de filiação partidária“, disse Meirelles.

Com informações da Reuters*

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.