Notícias

Bolsa Família: 1,2 milhão de benefícios serão bloqueados

Ministério ainda afirma que vai rever 6 milhões de cadastros feitos no período eleitoral de 2022

O Bolsa Família tem sido alvo de uma série de mudanças e ajustes. E nesta quarta-feira (12), o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome anunciou o bloqueio de 1,2 milhão de benefícios, algo que deve afetar famílias de todo o país.

Além disso, 125 mil cadastros serão cancelados, pois são famílias que não apresentavam mais perfil para receber o benefício ou deixaram de sacar há mais de seis meses.

A razão por trás desse bloqueio é o processo de correção que está sendo realizado pelo governo. O objetivo é identificar famílias que estão recebendo o benefício indevidamente ou que não se enquadram mais nos critérios de elegibilidade. As chamadas famílias unipessoais, aquelas que possuem apenas um membro, estão entre as que mais devem ser afetadas pelo bloqueio.

Quem tiver o benefício bloqueado vai receber uma mensagem no celular, ou poderá ver essa informação no aplicativo ou no extrato bancário. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, essas pessoas terão 60 dias para regularizar a situação, se assim for possível. Caso contrário, o benefício será cancelado definitivamente.

Essa medida tem gerado muitas críticas por parte de organizações sociais e defensores dos direitos humanos. Eles argumentam que o Bolsa Família é essencial para a sobrevivência de muitas famílias em situação de pobreza e que o processo de correção pode acabar prejudicando aqueles que mais precisam.

Além disso, há preocupações com a efetividade do processo de correção em si. Há relatos de que muitas famílias que ainda se enquadram nos critérios de elegibilidade estão tendo o benefício bloqueado erroneamente, o que pode levar a uma série de problemas financeiros e sociais.

O governo, por sua vez, defende o pente-fino, argumentando que ele é necessário para garantir que o Bolsa Família atenda apenas aqueles que realmente precisam do benefício. Além disso, o governo prometeu que vai trabalhar para agilizar o processo de recadastramento e minimizar o impacto negativo do bloqueio.

Se você é beneficiário do Bolsa Família e está preocupado com a possibilidade de ter o benefício bloqueado, é importante ficar atento aos prazos e exigências do recadastramento. Certifique-se de que você está dentro dos critérios de elegibilidade e de que está fornecendo todas as informações necessárias para manter o benefício ativo.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.