Mundo

Barack Obama elogia encíclica ambiental do papa Francisco

Obama-e-Francisco
Papa Francisco e Barack Obama trocam presentes no Vaticano, Março 27, 2014

(ANSA) – Manifesto contundente em defesa do meio ambiente e dos modelos de desenvolvimento baseados no consumo desenfreado, a encíclica do papa Francisco sobre ecologia foi elogiada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. “Dou as boas-vindas à encíclica de sua santidade papa Francisco e admiro profundamente sua decisão de expor o tema – com clareza, potência e a autoridade moral de sua posição -, buscando uma ação global sobre as mudanças climáticas”, diz o mandatário norte-americano em uma nota divulgada pela Casa Branca.

Além disso, o mandatário dos EUA – um dos países mais poluentes do mundo – prometeu discutir o assunto com Jorge Bergoglio durante sua visita a Washington, no próximo mês de setembro. “Tenho esperança que todos os líderes mundiais reflitam sobre o apelo do papa Francisco e atuem juntos para proteger a nossa casa comum”, conclui o comunicado.

Chamada “Laudato Si” (“Louvado Seja”), a encíclica tem 192 páginas e afirma, entre outras coisas, que a população mundial foi obrigada a pagar pelo resgate de bancos durante a crise de 2008 e que é preciso “diminuir o passo” e privilegiar um estilo de vida “conciliável com a defesa integral do meio ambiente”. Entre os que contribuíram com o texto está o teólogo brasileiro Leonardo Boff, que enviara ao Papa diversos documentos sobre ecologia.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.