Mundo

Atividade vulcânica no Japão revela navios naufragados na 2ª guerra mundial

Todos os 24 navios foram levados para a costa oeste da ilha de Iwo Jima

A atividade sísmica causada por um vulcão subaquático no Oceano Pacífico levou ao surgimento de uma série de navios japoneses naufragados durante a batalha sangrenta de Iwo Jima na Segunda Guerra Mundial.

Os 24 navios foram varridos da costa oeste da ilha de Iwo Jima, que fica 1.200 quilômetros ao sul de Tóquio, depois que o próprio fundo do mar foi empurrado para cima pelo vulcão Fukutoku-Okanoba.

De acordo com a Live Science, os destroços vêm de navios de transporte que a Marinha dos Estados Unidos capturou e deliberadamente afundou paralelamente à costa de Iwo Jima para formar um quebra-mar. O objetivo era proteger suas tropas para o desembarque, já que a ilha não tinha porto.

A Batalha de Iwo Jima ocorreu entre fevereiro e março de 1945 e durou 36 dias. Cerca de 70 mil fuzileiros navais dos EUA, divididos em três divisões, invadiram a ilha protegida por 20 mil soldados japoneses, que estavam escondidos em bunkers entre as rochas vulcânicas de Iwo Jima. Em torno de 7.000 americanos morreram e outros 20.000 ficaram feridos. Todos os japoneses, exceto os 216 que foram capturados vivos, perderam suas vidas.

Iwo Jima faz parte de um arquipélago de 30 ilhas subtropicais criadas pela subducção da placa tectônica do Pacífico sob a placa marinha das Filipinas. O Monte Suribachi, em Iwo Jima, é a abertura adormecida de um vulcão ativo, que alguns especialistas consideram ser um dos vulcões mais perigosos do mundo.

O arquipélago tem passado por um aumento nos eventos sísmicos nos últimos meses. O vulcão subaquático Fukutoku-Okanoba está em erupção desde agosto, quando fez uma nova ilha em forma de lua crescente aparecer no Pacífico. Formada de pedra-pomes e cinza vulcânica, a pequena ilha deverá desaparecer em breve devido à erosão.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.