Atendimentos psicológicos gratuitos e a baixo custo estão disponíveis em Natal

Atendimentos psicológicos gratuitos e a baixo custo estão disponíveis em Natal

novembro 10, 2020 0 Por Rafael Nicácio

A população de Natal pode agendar atendimento psicológico gratuito até 25 de novembro por meio do Serviço Integrado de Psicologia da UnP. Os agendamentos podem ser feitos por telefone (84) 32168607, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 20h30.

Na oportunidade, eles devem informar seus dados para contato e disponibilidade para dia e horário de atendimento. “O agendamento será feito para um atendimento inicial gratuito que terá como objetivo proporcionar uma escuta e acolhimento. Posteriormente, será feito o encaminhamento à modalidade que melhor atenda às necessidades dos pacientes”, explica a Coordenadora do SIP, Profa. Vânia Calado.

Após o primeiro atendimento, o paciente passar por uma triagem socioeconômica para avaliar a possibilidade de pagamento por valores a partir de R$ 5.

O atendimento presencial é aberto a todas as faixas etárias e acontece no SIP, localizado na Unidade Roberto Freire da UnP. Em virtude de pandemia de Covid-19, o acesso dos pacientes está sendo feito pela porta principal do prédio. Os visitantes precisam passar por verificação de temperatura, higienizar as mãos com álcool gel e utilizar máscara obrigatoriamente.

Atendimento

Já o atendimento inicial on-line está disponível apenas para pessoas acima de 18 anos e é realizada de forma síncrona. Ou seja, a troca de informações entre o profissional e o paciente acontece simultaneamente, por meio de áudio ou videoconferência.

O serviço está de acordo com a Resolução nº 11, de 11 de maio de 2018, do Conselho Federal de Psicologia e com o Código de Ética Profissional do Psicólogo. Porém, a equipe do SIP recomenda cuidados como a escolha de um local sigiloso, onde não haja interrupções e haja isolamento acústico.

Além disso, ambas as partes deverão se certificar de que a conexão de internet usada seja segura (protegida por senha, preferencialmente) e confiável para evitar falhas no sinal que prejudiquem o atendimento.