Notícias

Astrônomos descobrem buraco negro ‘monstruoso’ perto do Sol

Astrônomos da Universidade do Alabama encontraram um visitante inesperado no chamado “quintal do Sistema Solar“. De acordo com os cientistas, este é um buraco negro monstruoso que tem aproximadamente 12 vezes a massa do Sol e está curiosamente localizado muito próximo desta estrela.

Os buracos negros estão entre os objetos mais impressionantes e misteriosos do Universo conhecido. Esses gigantes gravitacionais se formam quando estrelas massivas sofrem colapso gravitacional no final de sua vida útil e perdem suas camadas externas em uma explosão maciça (uma supernova). O remanescente dessa explosão forma uma deformação no espaço-tempo que absorve até a luz. Portanto, os astrônomos costumam procurar buracos negros supermassivos em outras galáxias do Universo conhecido.

No entanto, sempre pode haver exceções. Esta é um delas, porque o buraco negro monstruoso está mais próximo do Sol do que qualquer outro buraco negro conhecido: está a apenas cerca de 1.550 anos-luz da Terra. Devido à sua massa e proximidade relativa, este buraco negro apresenta oportunidades para os astrofísicos.

Os buracos negros são de particular interesse para os astrônomos porque oferecem oportunidades para estudar como certas leis físicas se manifestam sob condições mais extremas.

Como esse monstruoso buraco negro apareceu?

Os buracos negros não podem ser vistos da mesma forma que as estrelas, pois absorvem toda a luz que os telescópios ópticos convencionais usam. Para encontrar esse buraco negro, os astrônomos analisaram dados do Gaia DR3, que inclui informações de 200.000 sistemas estelares binários.

Ao rastrear uma estrela próxima que estava sujeita a uma poderosa atração gravitacional, 4373465352415301632, os astrônomos confirmaram que havia um buraco negro lá.

A atração do buraco negro pode ser determinada a partir de medidas espectroscópicas, como a velocidade na linha de visão da estrela. É assim que os astrônomos conseguem determinar a existência desses objetos astronômicos que absorvem matéria. Portanto, não é tão fácil encontrar um buraco negro monstruoso, mesmo que esteja tão perto do Sol.

Perigo para a Terra?

A maioria dos buracos negros em sistemas binários são um problema, pois devoram a outra estrela. À medida que a estrela escurece, o buraco gravitacional ganha energia. Mas parece que esse buraco negro em particular não está interagindo com a estrela luminosa. Pelo menos até agora.

Por quê? Os astrônomos ainda não sabem. Buracos negros que não interagem em torno de estrelas luminosas são um tipo muito novo de população, então seu comportamento é um mistério.

Aqueles que interagem são geralmente mais fáceis de observar porque estão em órbitas mais estreitas e puxam material de seus companheiros estelares. Mas esse monstruoso buraco negro está em uma órbita de 185 dias, o que é considerado um “longo período”, pois está muito longe da estrela binária e não se move em direção a ela.

De acordo com as estimativas atuais, pode haver um milhão de estrelas visíveis em nossa galáxia que têm buracos negros massivos como companheiros. No entanto, como estão todos longe do nosso alcance, é muito difícil estudá-los.

Este é um dos poucos, ou talvez o único, buraco negro próximo que não interage com sua estrela binária. Portanto, o estudo deles pode melhorar nossa compreensão dos buracos negros, tanto normais quanto monstruosos.

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.