App facilita coleta de dados das escolas para Censo Escolar 2018
Foto: Divulgação

App facilita coleta de dados das escolas para Censo Escolar 2018

junho 26, 2018 0 Por Romário Nicácio

Os aplicativos existentes atualmente não contribuem apenas para as relações entre as organizações e os seus públicos ou para trazer praticidade ao dia a dia das pessoas. Os benefícios da geolocalização abrangem agora a educação por meio do aplicativo Censo Localiza, que facilita o preenchimento das informações relativas ao Censo Escolar da Educação Básica 2018 e já está disponível nas plataformas Play Store (Andoid) e Apple Store (iPhone).

A geolocalização é um dos pontos fundamentais do aplicativo, uma vez que os dados são coletados com base no GPS (Sistema de Posicionamento Global, em português). Neste caso, a identificação do aparelho é feita por meio do endereço de IP do smartphone e da conexão com a internet.

Para a marcação dos pontos da escola, não é necessário estar conectado à internet. Basta apenas que estejam salvos no celular e que sejam enviados para o Inep futuramente quando houver conexão. O indicado é que sejam feitas ao menos quatro marcações em “em local e em um ponto central da escola”, a fim de garantir o bom funcionamento do app.

Saiba mais: Censo Escolar 2018 tem calendário definido

Para usar o aplicativo Censo Localiza, a instituição educacional deve declarar as informações através do Sistema Educacenso. Isto “possibilitará o desenvolvimento de estudos e o acompanhamento de políticas públicas levando em consideração também a análise do território” de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Censo Escolar é realizado anualmente para coletar dados das escolas e avalia diversos níveis: ensino regular; educação especial; educação de jovens e adultos (EJA); educação profissional. A partir das informações, são elaboradas estatísticas para avaliar a qualidade da educação básica brasileira. A coleta de dados é feita nas escolas públicas e particulares do país em colaboração entre secretarias de educação municipais e estaduais.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!