Economia

Analfabetismo financeiro atinge 99,2% dos consumidores

Foto: Educa Mais Brasil / Divulgação

Uma pesquisa realizado pelo Portal Vida Econômica revelou que 99,2% dos consumidores não sabem fazer cálculos básicos, como o de juros nas compras a prazo, revelando assim, ser alto o percentual de pessoas que não sabem comparar as melhores condições de pagamento. Ainda segundo a pesquisa, os brasileiros não verificam a diferença entre a aquisição à vista e a prazo. Apenas 4% delas relataram observar o custo financeiro da compra, ou seja, o valor das taxas de juros cobradas.

A consequência desse analfabetismo financeiro? Endividamento. Consumidores deixam de liquidar suas contas em dia e pagam altas taxas de juros em empréstimos. Além disso, ficam à mercê de instituições financeiras que se aproveitam dessa falta de conhecimento para oferecer produtos que não se enquadram ao perfil do cliente. Atitudes como essas indicam que o analfabetismo financeiro está muito mais ligado a uma questão comportamental do que a dificuldade com cálculos.

O Coach Financeiro Lorenzo Marimpietri também concorda que o analfabetismo financeiro está ligado a questões comportamentais. Segundo ele, matemática realmente é algo muito complicado e uma disciplina na qual as pessoas encontram bastante dificuldade mas nada impede que com conhecimento básico nas quatro operações, o consumidor faça um bom negócio. Lorenzo é dono da empresa Conceitual Coaching de Investimentos e trabalha sempre em cima do que o seu cliente já conhece do universo matemático. “Eu não ensino cálculo para as pessoas. Eu crio condições para que elas atinjam seus objetivos. Se alguém chega na minha empresa só sabendo adição e subtração é com isso que irei trabalhar”, explica.

Mudar um padrão não é uma tarefa fácil, mas é possível. Hoje, escolas de educação básica já trabalham com noções de educação financeira. Além disso, existem muitas faculdades que já têm esse conteúdo na sua grade curricular. Todos podem se empoderar financeiramente e com a informação correta desenvolver uma relação mais saudável e lucrativa com o dinheiro.

Se você tem o interesse em trabalhar com a educação financeira e ajudar pessoas a lidar melhor com as suas finanças, o curso de Ciências Econômicas pode ser uma boa opção. E se você puder realizar o sonho da sua graduação e ainda economizar? O Educa Mais Brasil oferece bolsas de estudo de até 70% de desconto. Se interessou? Então, não perca tempo. Acesse o site do Educa Mais Brasil, selecione o curso de Ciências Econômicas – ou outro curso do seu interesse – e faça sua inscrição. É gratuita

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.