
Ambev registra crescimento de 9% no EBITDA do terceiro trimestre de 2018
outubro 25, 2018Após um sólido primeiro semestre, a Cervejaria Ambev iniciou a segunda metade do ano registrando novo crescimento na receita líquida e no EBITDA. No terceiro trimestre, considerando os resultados consolidados de todas as áreas em que a companhia atua, a receita líquida aumentou 5,8% na comparação com o ano anterior, enquanto o EBITDA subiu 9% no mesmo período.
Com esses números, no acumulado do ano a receita líquida já cresceu 7,6%, enquanto o EBITDA teve aumento de 11,7%, totalizando R$ 13,6 bilhões.
“Apesar de termos enfrentado alguns desafios em diferentes regiões onde atuamos, tivemos sucesso em diversas iniciativas de nossas plataformas de crescimento. Nossa aposta constante em inovações e a confiança em nossas marcas premium, mais uma vez, mostraram sua força, e atingimos resultados extraordinários nesse segmento”, destaca Fernando Tennenbaum, vice-presidente financeiro e de relações com investidores da Cervejaria.
Apenas no Brasil, as marcas globais Budweiser, Stella Artois e Corona tiveram um crescimento conjunto de volume de mais de 40% no terceiro trimestre. A Corona foi o grande destaque, com volumes em alta de mais de 75%. A Stella Artois também registrou um desempenho sólido, com aumento de mais de 55% nos volumes na comparação anual.
O portfólio doméstico de marcas premium também alcançou resultados expressivos e o volume das marcas Original e Serramalte teve alta de mais de 10%. Ainda no mercado doméstico, o trimestre foi marcado pelo lançamento da Skol Hops em todo o território nacional e da Nossa, cerveja feita no estado de Pernambuco com mandioca produzida localmente.
Também no país, o segmento de cerveja apresentou crescimento de 1,3% na receita líquida no trimestre, sustentado pelo aumento da receita por hectolitro. Os volumes continuaram sob pressão, caindo 3,1%, desempenho levemente pior do que o da indústria. Já em refrigerantes a receita líquida subiu 7%, com aumento de 11,3% na receita por hectolitro, o que mais do que compensou a queda de 3,9% nos volumes.
A região CAC (América Central e Caribe) mostrou desempenho sólido na receita líquida (+16,5%) e nos volumes (+10,3%). A estratégia comercial permaneceu forte, sustentando um volume saudável na maior parte dos países onde a Cervejaria Ambev atua.
O desempenho da receita líquida também foi positivo na região LAS (América Latina Sul), com alta de 13,9%, apesar de volumes fracos na Argentina dado o cenário macroeconômico que se mostrou mais desafiador nos últimos meses. No entanto, a queda nos volumes foi compensada por diversas iniciativas que, combinadas com a boa performance de custos, levaram ao crescimento de 14,5% no EBITDA.
No Canadá, a receita teve ligeiro aumento de 0,4%, com o crescimento na receita por hectolitro parcialmente compensado pelo declínio de 0,6% nos volumes. Apesar dos desafios observados na indústria no país, houve avanços importantes no portfólio, como o bom momento das marcas Bud Light e Michelob Ultra.
“Para CAC, continuamos entusiasmados em desenvolver nosso negócio, reforçando nossa perspectiva otimista para a região. Já na região LAS, apesar de ainda cautelosos com a situação macroeconômica na Argentina no curto prazo, permanecemos positivos para o longo prazo e confiantes em nossa habilidade de entregar sólido crescimento. Por fim, no Canadá, estamos comprometidos em perseguir um melhor desempenho, sustentado pela força do nosso portfólio no país”, diz Tennenbaum.

Foto: Manfred Richter / Pixabay
Já para as operações no Brasil, a perspectiva se mantém a mesma do restante do ano, com confiança no país no longo prazo. “Continuamos focados em nossa estratégia e comprometidos em entregar aceleração no EBITDA 2018 em relação ao ano anterior. Também mantemos nossa perspectiva positiva para o Brasil no longo prazo, na medida em que vemos diversas oportunidades à frente e estamos muito bem posicionados com nosso portfólio diversificado para aproveitá-las”, finaliza.
O terceiro trimestre também foi marcado pelas conquistas no World Beer Awards, a “Copa do Mundo” das cervejas. A Cervejaria Ambev recebeu 63 medalhas na competição, especialmente com as marcas Skol, Colorado, Wäls e Bohemia, e pelo segundo ano consecutivo foi a cervejaria mais premiada do mundo.
Resultados 3º trimestre 2018 x 3º trimestre 2017
Ambev consolidado (18 países onde a cervejaria atua)
A receita líquida atingiu R$ 11 bilhões no trimestre, crescimento de 5,8% em relação ao mesmo período de 2017, enquanto o EBITDA de R$ 4,4 bilhões ficou 9% acima na comparação anual. O lucro ficou em R$ 2,9 bilhões, 10,2% abaixo do terceiro trimestre de 2017, uma vez que o crescimento orgânico do EBITDA foi negativamente impactado pelos efeitos da norma de Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária na Argentina. Sem os impactos da aplicação da referida norma, o lucro ficaria em R$ 3,2 bilhões, 1,7% abaixo do ano anterior.
Nos nove primeiros meses do ano, a receita líquida totalizou R$ 34,2 bilhões, 7,6% maior A/A. O EBITDA ficou em R$ 13,6 bilhões, avanço de 11,7% em relação aos nove primeiros meses de 2017. Os volumes vendidos recuaram 2,4% no trimestre e 2,1% no ano.
Ambev Brasil
No 3º trimestre, o EBITDA somou R$ 2,6 bilhões, 11,1% acima do ano anterior, com margem de 42,9%, um crescimento de 3,5 p.p.. A receita líquida subiu 2,1%, enquanto o declínio de 3,3% no volume foi compensado por um maior crescimento na receita/hectolitro, de 5,6%. No acumulado do ano, a receita teve alta de 2,9%, ao passo que os volumes caíram 4,6%. Já o EBITDA cresceu 10,2%. Considerando apenas as operações de cerveja, o EBITDA foi de R$ 2,2 bilhões no 3º trimestre, levemente acima do ano anterior, mas com crescimento de 5,2% nos nove primeiros meses de 2018.