Alunos de escolas de Parnamirim são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Estudantes de três escolas municipais foram medalhistas na XVIII Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica (OBA). O grande destaque é a Escola Municipal Nossa Senhora da Guia com 18 medalhas, sendo 10 de ouro e o melhor resultado no município. Nesta edição da OBA participaram mais 830 mil alunos de 9.552 escolas de todo o pais.

A Escola Municipal Manoel Machado conquistou duas medalhas de prata, enquanto a Escola Municipal Nestor Lima garantiu mais uma medalha de ouro. A OBA é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), através de recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação(MCTI) e tem como objetivo principal difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins.

As provas são aplicadas em quatro níveis diferentes, de acordo com o período em que o estudante se encontra,desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Ela é realizada anualmente no mês de maio, dentro das próprias escolas cadastradas, públicas e privadas. Além da medalha, os alunos também recebem um certificado.

Em busca de novos astrônomos

Desde o ano 2001, alguns dos estudantes do ensino médio, dentre os melhores classificados do Brasil, são convidados para uma Escola de Astronomia. Organizada pelo Corpo de Criação e Desenvolvimento da olimpíada (CCD-OBA), ela é inspirada na Semana Olímpica da OBM mas tem um enfoque mais holístico, usando a astronomia como um ponto integrador de conhecimentos de matemática, física, filosofia e outros conhecimentos.

você pode gostar também

Deixe um comentário

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!