ColunasMarketing digitalWagner Santos

A importância de estar inserido no mercado digital para o seu negócio!

Os últimos anos têm sido decisivos para o mercado digital. Com um crescimento em alta velocidade, é muito difícil encontrar um consumidor que já não tenha vivido uma experiência online.

Esse movimento do físico para o digital é tão grande que tem contribuído para o aumento de pessoas interessadas em trabalhar na área, com destaque para a capacitação em marketing digital.

Por que isso tudo é relevante para os negócios? As empresas precisam estar atentas a tudo o que está acontecendo, mantendo seus negócios adaptados a essa nova realidade. A dúvida que fica é: como inserir uma empresa no mercado digital? Quais são as boas práticas que podem ser implementadas nos negócios? 

Tecnologia e mercado digital 

Há diferentes maneiras de enxergar o mercado digital e adaptar suas soluções para o contexto de uma empresa. O investimento em softwares ERP e no marketing digital são duas alternativas interessantes.

O que o gestor precisa ter em mente é que o mercado tem mudado consideravelmente e a tecnologia deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade.

Com o uso de ferramentas tecnológicas, as empresas têm condições de oferecer agilidade e qualidade para o consumidor final. Com a pandemia, empresas do ramo do varejo precisaram rever sua forma de trabalhar, apostando no digital como uma maneira de manter seus negócios competitivos.

Crescimento do e-commerce

O crescimento dos e-commerces ganhou um novo e importante capítulo em 2020. Com a pandemia de Covid-19 e a impossibilidade dos clientes comparecerem às lojas físicas, os empresários precisaram migrar para o online para conseguir manter suas vendas.

Esse movimento contribuiu para que os consumidores mudassem a forma como enxergavam o e-commerce. Muitas pessoas que não utilizavam a modalidade puderam comprovar que a compra online é segura, fácil e prática.

Não é por acaso que em 2021 os e-commerces atingiram números recordes. De acordo com a Plataforma e-commerce Brasil, só de faturamento, a arrecadação foi de R$ 161 bilhões, um aumento de 26,9% em relação a 2020.

Talvez você esteja se perguntando: por que eu preciso saber tudo isso? Bem, a resposta é simples, se o mercado teve uma mudança de comportamento e um aumento de consumidores interessados no digital, a sua empresa precisa estar alinhada às novas demandas.

Consumidores mais adeptos ao digital

A inserção no mercado digital deve ser feita a partir da análise do contexto e das particularidades de cada negócio. Uma empresa que atua no setor de serviços, por exemplo, pode investir no marketing digital como ferramenta para anunciar seus serviços.

Por outro lado, empresas que atuam no comércio podem aproveitar as ferramentas digitais para comercializar produtos usando o digital. Quem está começando não precisa se preocupar em criar uma plataforma do zero, as redes sociais oferecem todas as ferramentas necessárias para quem deseja começar. 

Adaptação de lojas físicas

A tendência de crescimentos dos e-commerces e a valorização do mercado digital não apontam para o fim das lojas físicas. Ao contrário, o que se tem observado é uma adaptação para modelos híbridos de negócio: a empresa mantém o atendimento físico, ampliando a oferta para o digital.

Com a modalidade de atendimento híbrida, a empresa consegue atender as necessidades de diferentes públicos, sem deixar de estabelecer um posicionamento no mercado digital.

Essa lógica se aplica também ao modelo de trabalho. Enquanto alguns acreditavam que o home office tinha chegado para ficar, o que se tem observado é a valorização de modelos de trabalho híbrido, mantendo e valorizando a presença no escritório, sem abrir mão da versatilidade do home office. O segredo é a combinação entre os dois universos.

Como você pode ver, ao estabelecer uma comunicação mais ampla com o mercado, a empresa se adapta às necessidades dos consumidores e cria um ambiente mais favorável para o crescimento.

A tecnologia é uma grande aliada das empresas já que contribui para agilidade na comunicação, amplia a produtividade e favorece o desenvolvimento de soluções criativas. 

As empresas estão cada vez mais atentas às novas demandas do mercado, por isso, ao inserir o seu negócio no mercado digital, você ajuda a mantê-lo mais competitivo, evitando que a empresa perca seu espaço para a concorrência. 

Com boas práticas voltadas para o uso de ferramentas tecnológicas é possível não só manter como também ampliar o faturamento da sua empresa. 

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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