DestaquesNatalPolítica

“A fome é falta de vergonha na cara do governo”, diz Lula em Natal

Na capital do Rio Grande do Norte, o petista atacou de forma direta o presidente Jair Bolsonaro

Em sua visita a Natal, nesta quinta-feira (16), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou de sua indignação “com a fome que voltou a assolar o país“. Segundo Lula, o motivo da revolta é a clareza de que não faltam alimentos no país, mas sim vontade política do atual governo, que – segundo ele, permitiu que 33 milhões de brasileiros não tenham hoje o que comer.

O Brasil tem 33 milhões de pessoas passando fome. E não tem explicação. Se um pequeno produtor rural, com um mínimo de investimento e organização, consegue fazer uma revolução na produção de alimentos, por que tem fome? Na verdade, a fome é falta de vergonha na cara do governo”, disse, referindo-se ao governo de Jair Bolsonaro (PL), ao visitar a Feira Nordestina de Agricultura Familiar.

Transposição do São Francisco

Mais tarde, num ato público do movimento Vamos Juntos pelo Brasil na Arena das Dunas, Lula voltou ao tema, lembrando que, em seu governo, a fome foi combatida na Região Nordeste não só por meio do apoio à agricultura familiar, mas com diversas outras ações, incluindo o programa de cisternas e a transposição do Rio São Francisco.

A seca é um problema da natureza, mas a fome causada pela seca é falta de vergonha na cara das pessoas que governavam este país. Don Pedro, quando era imperador, tentou fazer a transposição do São Francisco, mas nunca deixaram ele fazer. Pois bem, nós resolvemos fazer, e eu tive o prazer de inaugurar a transposição, feita graças à fé do povo deste país”, disse.

Em seguida, Lula ironizou o presidente Jair Bolsonaro. “Fizemos a transposição porque eu não podia conceber a ideia de que uma parte deste país via a sua cabrinha morrer de fome, o seu cachorro morrer de fome, a sua vaquinha morrer de sede porque não tinha um pouco d’água. E agora o Bolsonaro está querendo dizer que foi ele, quando todo mundo sabe que quem construiu 88% do canal foram os governos do PT”.

Segundo o ex-presidente, Bolsonaro precisa sair da Presidência porque seu governo ataca os mais pobres. “Nós vamos voltar a governar este país. E não é o Lula que vai voltar. Vocês vão voltar. Porque se não fosse a confiança de vocês, se não fosse a dedicação de vocês, eu não teria feito o que eu fiz nesse país”, disse.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.