Destaques, Dicas de Saúde

6 hábitos que podem estar prejudicando sua saúde mental

Foto: Whoismargot/Pixabay

Se você nunca experimentou situações de depressão ou ansiedade, é provável que conheça alguém que esteja passando por isso. Embora, de uma forma ou de outra, tentem ser felizes, ainda assim, existem certos hábitos perpetuados que podem prejudicá-lo em vários níveis.

Alguns têm que a ver com a continuação de uma tradição familiar, enquanto outros respondem às demandas de pressões sociais e culturais nas quais alguém está imerso. Agora, se você deseja modificá-los, primeiro você precisa identificá-los. Aprenda a reconhecer esses 6 hábitos que (embora você não perceba) podem estar prejudicando sua saúde mental.

1. Muito cafeína

Café, alguns chás e certos refrigerantes têm uma quantidade substancial de cafeína. Bem, se você é do tipo de pessoa que não começa sua manhã sem uma xícara de café ou almoço sem uma bebida do tipo coca-cola, temos uma má notícia para você… De acordo com estudos científicos, o excesso de cafeína está ligado ao aumento dos níveis de estresse e ansiedade .

Foto: Shixugang/Pixabay

Além disso, foi provado que este estimulante pode dificultar um bom descanso e afetar muito o humor. Tente então diminuir a quantidade de cafeína em sua dieta (especialmente à noite) e opte por beber sucos naturais, chás sem cafeína ou diretamente mais água.

2. Estilo de vida sedentário

Foto: Concord90/Pixabay

A ciência mostrou que um estilo de vida sedentário aumenta as chances de sofrer depressão e ansiedade. Na via contrária, a atividade física ajuda a liberar endorfinas, o que produz uma sensação de bem-estar e melhora o humor.

Além disso, aumenta a autoconfiança, lhe dar mais energia e assegura um bom descanso. Lembre-se então de incluir na sua rotina semanal um tipo de exercício que lhe agrade e que o encha de entusiasmo para praticar. Também tente permanecer ativo durante as horas que você dedica ao emprego.

3. Smartphone e computador

Foto: Free-Photos/Pixabay

Vários estudos foram encomendados para aprofundar os efeitos de passar muito tempo na frente das telas de computador, Smartphone tablet. Eles mostram que existe um estreito vínculo entre o tempo que gastamos (tanto no trabalho quanto no tempo de lazer) com esses aparelhos e a depressão .

Então, se durante a semana você passar várias horas por dia na frente de um computador, tente em casa não dedicar tempo excessivo às redes sociais. Passe a optar, em todos os casos, por passar um tempo ao ar livre e desfrutar da família e amigos sem ter que usar um dispositivo tecnológico.

4. Abusar dos carboidratos simples

Foto: Stevepb/Pixabay

Os carboidratos são significativos para manter os níveis de energia equilibrados. Eles também estão ligados à serotonina (um produto químico que promove bom humor e alegria). No entanto, você deve ter em mente que nem todos os carboidratos são igualmente recomendáveis.

Vegetais e grãos inteiros, por exemplo, contêm carboidratos complexos, enquanto os doces e outros alimentos processados ​​possuem carboidratos simples. O corpo assimila rapidamente carboidratos simples e o predispõe a um aumento significativo nos níveis de açúcar no sangue. Essas mudanças drásticas podem gerar mudanças de humor e aumento de irritabilidade e ansiedade.

Nesse sentido, uma dieta que possui uma grande quantidade de carboidratos complexos em comparação com carboidratos simples ajudará a manter os níveis de açúcar em equilíbrio. Portanto, evite refeições processadas e excesso de açúcares, sal e farinhas refinadas.

5. Pensando que tudo está além do seu controle

Foto: Loilamtan/Pixabay

Muitas pessoas têm o hábito de pensar que tudo o que acontece com elas é produzido por uma ação do destino. Segundo essa visão, a responsabilidade pelas ações de alguém é externa e incontrolável. Numerosos estudos associam este tipo de pensamento com um aumento nos níveis de ansiedade e depressão.

Infelizmente, até mesmo a menor situação pode ativar esses mecanismos. Se você costuma se sentir assim, pense que talvez você não possa mudar os eventos que acontecem com você, mas a maneira como você reage a eles. Esta será a chave para ser capaz de lidar com mais serenidade com os conflitos que podem aparecer.

6. Pensamento binário

Foto: SevenHeads/Pixabay

Existem muitas pessoas que tendem a ir de um extremo para o outro: ou é branco ou é preto; ou está certo ou está errado! Essa maneira de experimentar situações que ocorrem na vida, muitas vezes produz nervosismo e estresse. Nestes casos, é importante notar que é sempre bom estar aberto a diferentes opiniões, pois o levarão a uma vida com maior bem-estar e harmonia.

A saúde mental é um aspecto fundamental da vida e lhe fornece um campo fértil para ser capaz de funcionar fluentemente e aproveitar a vida ao máximo. Se você consegue reconhecer os hábitos que impedem você de alcançá-la, certamente será muito mais fácil superá-los e encontrar alternativas mais saudáveis.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.