CuriosidadesMundo

5 previsões de Bill Gates para o futuro próximo

O cofundador da Microsoft acredita que o pior da pandemia terminará em 2022 e o metaverso se aproxima

Bill Gates, o cofundador da Microsoft que deixou o conselho de administração da empresa em 2020, publicou uma nota de final de ano em 9 de dezembro repleta de reflexões sobre a pandemia e o ano de 2021. Mas Gates também incluiu algumas previsões para o futuro – com indicação dos interesses das empresas de tecnologia nos próximos 2 a 5 anos.

Deve-se notar que Gates tem um histórico misto no que diz respeito a previsões. Gates previu com precisão em 1987 que o mundo do século 21 seria cheio de telas planas, mas ele também acreditava que abandonaríamos os cartões de crédito em 2007. Ainda estamos esperando por este último.

O que Gates vê em sua bola de cristal nos próximos anos? Listamos cinco de suas previsões abaixo, mas você pode ler a postagem completa em seu site.

1) O pior da pandemia de covid-19 terminará em 2022

Primeiro, algumas boas notícias. Gates acredita que o pior da pandemia ocorrerá em algum momento de 2022. Isso não significa que tudo voltará à normalidade que tínhamos em 2019, mas será muito melhor, segundo Gates.

Da postagem do blog de Gates:

Devido à variante Delta e aos desafios com a adoção da vacina, não estamos tão perto do fim da pandemia como eu esperava. Não esperava que tal variante transmissível aparecesse e subestimei o quão difícil seria convencer as pessoas a se vacinarem e continuarem usando máscaras.

No entanto, tenho esperança de que o fim esteja próximo. Pode ser bobagem fazer outra previsão, mas acho que a fase aguda da pandemia chegará ao fim em 2022“.

Em particular, Gates não fez uma previsão sobre como os não vacinados se sairão até o final de 2022. Os Estados Unidos relataram naquela mesma quinta-feira, 9 de dezembro, 123.484 novos casos de covid-19 e 1.294 mortes, e os mais gravemente doentes ainda estão entre os não vacinados.

2) As reuniões serão uma coisa normal no metaverso daqui a 2-3 anos

Gates está totalmente comprometido com a ideia de que o metaverso é parte de um futuro próximo, assim como Mark Zuckerberg no Facebook. E Gates acredita que isso transformará a maneira como conduzimos reuniões e encontros.

Nos próximos dois a três anos, prevejo que a maioria das reuniões virtuais passará das grades de imagens de câmeras 2D (que chamo de modelo Hollywood Squares, embora possa ser mais antigo do que eu), para o metaverso, um espaço 3D. Com avatares digitais. O Facebook e a Microsoft revelaram recentemente suas visões para isso, dando à maioria das pessoas um primeiro vislumbre de como será.

A ideia é que você acabe usando seu avatar para conhecer pessoas em um espaço virtual que replique a sensação de estar em uma sala real com elas. Para fazer isso, você precisará de algo como óculos de realidade virtual e luvas de captura de movimento para capturar com precisão suas expressões, linguagem corporal e a qualidade de sua voz. A maioria das pessoas ainda não possui essas ferramentas, o que retardará um pouco a adoção. (Uma das coisas que permitiu a mudança rápida para videoconferências foi o fato de que muitas pessoas já tinham computadores ou telefones com câmera.) A Microsoft planeja lançar uma versão provisória no próximo ano, que usa sua webcam para animar um avatar que é usado na configuração 2D atual“.

A primeira pergunta que você pode fazer é “por quê?” O que isso significa? Essa é uma ótima pergunta. E se você tiver a resposta, adoraríamos ouvi-la. Porque nós também não sabemos.

3) As pessoas terão recursos de diagnóstico de saúde domiciliar mais precisos

Na década de 1960, as pessoas previram que todos no futuro teriam um computador que faria diagnósticos médicos em casa. E Gates não abandonou esse sonho.

Hoje em dia, quando chega a hora do seu exame físico anual, você provavelmente precisa ir ao consultório do seu médico para tirar os seus sinais vitais e fazer a coleta de sangue. Mas e se você tivesse um dispositivo em casa que seu médico pudesse controlar remotamente para medir sua pressão arterial? E se você pudesse ver os dados coletados de seu smartwatch para ver como você dorme e qual é sua frequência cardíaca ativa? E se você pudesse fazer um exame de sangue em um local conveniente na sua vizinhança, talvez na farmácia local, que envia os resultados diretamente para o seu médico? E se você pudesse continuar a consultar um médico de cuidados primários de que gosta, mesmo que se mude de um estado?

Todas essas são possibilidades reais no futuro, e estou curioso para ver como elas transformarão a saúde. Além dos limites da tecnologia e da privacidade, também existem obstáculos regulatórios que devemos resolver antes que a saúde digital realmente se torne dominante. Por exemplo, nos Estados Unidos, alguns estados ainda tornam difícil cuidar de pacientes virtualmente em um estado diferente devido à forma como o licenciamento funciona hoje“.

As chances de seu smartwatch se tornar um monitor doméstico de saúde parecem extremamente prováveis. Mas, honestamente, ainda estamos esperando por muitos aplicativos e sensores que farão isso acontecer.

4) É provável que um exame de sangue para a doença de Alzheimer seja aprovado

Gates está extremamente otimista sobre muitas descobertas médicas que ele acredita estarem próximas, incluindo um exame de sangue para a doença de Alzheimer.

Outra área a ser considerada em 2022 é o diagnóstico de Alzheimer. Muito progresso foi feito recentemente nessa frente, e há uma chance razoável de que o primeiro exame de sangue acessível para a doença de Alzheimer seja aprovado no próximo ano. Embora isso ainda não seja uma virada de jogo para as pessoas que sofrem com a doença, que atualmente não tem cura e nem mesmo uma forma de freá-la, este estudo acelerará o progresso na busca por um tratamento revolucionário“.

5) 2022 será um ano para o “novo normal”

Enquanto Gates disse acreditar que o pior da pandemia terminará em 2022, no final de sua postagem ele explica que todos nós nos acostumaremos com uma nova versão do normal, mesmo que muitos resquícios da crise de saúde Covid-19 continuem.

Acredito que 2022 será um ano em que muitos de nós finalmente nos estabeleceremos em um novo normal pós-pandemia. Para mim, isso significará ir um pouco mais ao escritório, pois espero que os casos COVID diminuam. Quero encontrar um novo ritmo em casa, agora que meus três filhos se mudaram e meu dia não é tão estruturado para encontrar tempo para ficar com eles. Espero poder passar mais tempo me conectando com as pessoas por meio do meu blog e de outros canais. Eu gostaria de manter meu hábito da era COVID de assistir a muitos vídeos educacionais no YouTube e serviços de assinatura como o Wondrium, porque eles são uma ótima maneira de aprender sobre tópicos pouco conhecidos. (Agora sei mais sobre fabricação de vidro, observação de pássaros e a história da Samoa Americana do que jamais imaginei)“.

Mais uma vez, Gates tem um histórico irregular de previsões. Mas é difícil culpar seu otimismo pela maioria das previsões nesta lista. Todo mundo um pouco mais saudável e as coisas um pouco mais normais? Sim por favor!

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo