Home Notícias Mundo Vladimir Putin confirma a criação do Banco de Desenvolvimento do BRICS

Vladimir Putin confirma a criação do Banco de Desenvolvimento do BRICS

Vladimir Putin confirma a criação do Banco de Desenvolvimento do BRICS
Foto: Divulgação
0

A confirmação da criação do novo Banco de Desenvolvimento do BRICS foi anunciada nesta segunda-feira (9) pelo presidente russo, Vladimir Putin, informa a agência RIA Novosti. O novo banco do BRICS contará com um capital de US$ 100 milhões. O parlamento russo aprovou o documento que prevê a criação do banco no dia 20 de fevereiro.

O acordo foi assinado no passado mês de Julho, durante a cimeira BRICS, na cidade de Fortaleza, no Brasil. O novo banco vai financiar vários projetos de infra-estrutura, tanto nos países que fazem parte do bloco, como em outros países em desenvolvimento. O presidente e vice-presidente da corporação serão eleitos neste verão, enquanto espera-se que a nova instituição entrará em operação no final de 2015 e em pleno funcionamento em quatro ou cinco anos.

Membros

Em economia, BRICS é um acrônimo que se refere aos países membros fundadores (o grupo BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que juntos formam um grupo político de cooperação. Em 14 de abril de 20112 , o “S” foi oficialmente adicionado à sigla BRIC para formar o BRICS, após a admissão da África do Sul (em inglês: South Africa) ao grupo. Os membros fundadores e a África do Sul estão todos em um estágio similar de mercado emergente, devido ao seu desenvolvimento econômico. É geralmente traduzido como “os BRICS” ou “países BRICS” ou, alternativamente, como os “Cinco Grandes”.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!