Home Notícias Ciência Visão Noturna: Solução líquida permite enxergar claramente na escuridão total

Visão Noturna: Solução líquida permite enxergar claramente na escuridão total

Visão Noturna: Solução líquida permite enxergar claramente na escuridão total
0

Uma equipe de cientistas alegam ter encontrado uma maneira de incrementar os olhos das pessoas com a “visão noturna”. A pesquisa deu a um voluntário a capacidade de ver mais de 50 metros na escuridão quase total por ‘várias horas’. Ao injetar uma solução líquida nos olhos, ele pôde observar pessoas correndo entre árvores no escuro durante 100% do tempo, enquanto outros, que não tinham sido tratados com as gotas eram bem sucedido em apenas um terço dos casos.

visão noturna 2

O experimento foi realizado por um grupo conhecido como “biohackers”, na Califórnia. Eles usaram uma solução de uma substância chamada clorina e6 (Ce6), que é encontrado em alguns peixes em alto-mar e tem propriedades de amplificação de luz, e também está sendo utilizado em pesquisas para o tratamento do câncer.

Combinando o Ce6 com insulina e soro fisiológico, a equipe produziu uma solução que pode aumentar a visão em condições de pouca luz. Eles observam em seu estudo, no entanto, que “o elevado risco de toxicidade celular de contaminantes externos a ser absorvido através da pele tornam este produto químico algo que só devem ser manuseados com cuidado.”

A substância fez um homem enxergar no escuro total.
A substância fez um homem enxergar no escuro total.

Como resultado, não é aconselhável para as pessoas realizar o procedimento em casa. Especialistas advertem que procedimentos invasivos nos olhos só podem ser realizado por um especialista treinado e em um ambiente clínico, já que o manuseamento errado pode levar a perda de visão.

No experimento da equipe, o líquido foi gotejada sobre o olho de Gabriel Licina, um dos pesquisadores, que transportou a solução para suas retinas. “A solução Ce6 foi adicionada ao saco conjuntival via micropipeta em três doses de 50 l [microlitros] em cada olho,” escreveram os pesquisadores.

A solução inicialmente fez seus olhos ficarem pretos, antes de ser absorvido em poucos segundos e voltando os olhos para a sua cor natural. “Para mim, foi um rápido borrão, preto-esverdeado em toda a minha visão, e, em seguida, dissolvido em meus olhos”, disse Licina.

Para testar os efeitos, Licina e quatro indivíduos que não tinham a substância nos olhos foram levados para uma “área escurecida”. Eles foram então convidados a identificar símbolos no escuro e detectar indivíduos que se deslocam em um pequeno bosque de árvores. Os resultados foram favoráveis para o voluntário que estava com o Ce6.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!