Home Notícias Saúde Dicas de Saúde Verão saudável: beba bastante água e não abuse dos sucos

Verão saudável: beba bastante água e não abuse dos sucos

Verão saudável: beba bastante água e não abuse dos sucos
Foto: Divulgação
0

Você já pensou que cada estação do ano exige uma alimentação apropriada? Terminadas as festas de fim de ano, o verão exige uma série de cuidados com a alimentação e hidratação. Para o programa Sem Censura da TV Brasil, a nutricionista Orion Araújo listou sete dicas úteis para não sofrer com o calor, manter uma alimentação equilibrada; e não cair em pegadinhas de só comer salada e abusar dos sucos naturais.

Dicas para manter sua saúde no verão

Conheça as doenças mais comuns no verão

1) Prefira comidas leves e frias. O paladar agradece.

“Não temos mais aquele paladar do inverno por comidas quentes. E o corpo pede por mais líquidos e por comidas leves” explica a nutricionista. Assim, uma vez que já sabemos que a nossa gula varia com o clima, vale o alerta

2) Salada sozinha não resolve o problema

Orion Araújo explica que a substituição de uma refeição por salada pode ser uma armadilha. “Não adianta ficar só com a salada, porque depois a pessoa fica com fome”. Um aliado importante para se sacear é acrescentar um carboidrato. Ela lista a batata baroa, o aipim, a batata doce, grãos como feijão e ervilha. A diferença é que eles podem acompanhar a salada também gelados.

3) Ok, que tal uma dica de salada variada?

A nutricionista sugere a combinação de frutos do mar com brócolis, agrião, frutas como uma excelente opção. Afinal, “salada não é só alface e tomate”. Não tem ou quer fruto do mar? Sem problemas, pode utilizar picadinhos de carne assada e, para os vegetarianos, cogumelos no lugar da proteína.

4) Não gosta de tomar água? Seja criativo

As altas temperaturas aumentam a transpiração e, consequentemente, tornam necessárias uma hidratação corporal constante. Mas a nutricionista comenta que há muita gente que não curte ficar bebendo água. Por isso, ela sugere um truque natural e eficiente: monte sua própria água aromatizada. Quer saber mais? Veja no vídeo abaixo:

Creative Commons – CC BY 3.0água aromatizada como fazer

5) Suco pode até hidratar como água, mas engorda como açúcar

Em vez de água, as pessoas costumam optar por sucos. Mesmo aqueles naturais exprimidos na sua frente devem ser tomados com moderação. Araújo explica que o suco é feito de várias frutas e, logo, uma bomba de frutose, o açucar da fruta. Assim, o corpo fica cheio de açucares indesejados e aumenta o trabalho do pâncreas na produção de insulina. “Para quem é diabético, pior ainda”, alerta.

6) Fibras pra que te quero!

Água, salada, carboidrato e proteína. Todos esses itens apareceram nas dicas acima. Mas Orion Araújo lembra que as fibras são tão importantes quanto qualquer um deles. No suco de laranja, por exemplo, a pessoa bebe a frutose e não consome as fibras. Por isso, ela recomenda chupar a laranja no lugar de tomar o suco e acrescentar fibras na dieta (bastante presente nas verduras). Como vantagem, a fibra contribui para diminuir velocidade da absorção do açucar no organismo do indivíduo.

7) Vai viajar? Leve castanhas

Encontrar uma comida saudável em um aeroporto ou durante uma viagem de carro pode se tornar um grande desafio. Para não sair da dieta, a melhor opção é se munir de diferentes castanhas e frutas. Na hora que bater aquela fome entre uma parada e outra, Orion Araújo reforça: “nuts são boas opções salgadas, E as frutas, uma ótima saída”.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!