Home Notícias Educação UFRN inaugura Complexo Tecnológico de Engenharia

UFRN inaugura Complexo Tecnológico de Engenharia

Publicidade

UFRN inaugura Complexo Tecnológico de Engenharia
Foto: Cícero Oliveira
0
Publicidade

O estímulo à inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ganham novo impulso no Complexo Tecnológico de Engenharia (CTEC), entregue aos alunos e professores do Centro de Tecnologia (CT) em solenidade de inauguração na última segunda-feira, 1º de agosto, no campus central. O edifício de 8 mil m² atenderá de imediato 1.500 estudantes de diversos cursos de graduação e pós-graduação, que terão acesso a 50 novos laboratórios.

Estudante de Engenharia de Petróleo, Úrsula Jácome Barreto Brito acha fantástica a ideia de unir a estrutura laboratorial de várias engenharias em apenas um lugar, onde serão possíveis parcerias entre os cursos para a criação de pesquisas e novas tecnologias que resultam no surgimento de novas empresas e startups. “Acredito que, ao longo dos anos, podemos atingir um patamar elevado de desenvolvimento científico e tecnológico”, comemora.

A reitora da UFRN, Angela Maria Paiva Cruz, elogiou o pensamento da universitária e reiterou a importância da obra para o crescimento de qualidade, possibilitando a infraestrutura necessária para a continuidade da expansão institucional. “Este edifício proporciona um impacto inestimável para a construção da universidade que vislumbramos no futuro, onde a formação deve incluir inovação tecnológica, desenvolvimento científico e espírito empreendedor”.

Estrutura multidisciplinar

Além dos laboratórios, o CTEC abriga um mini-auditório, espaços administrativos, salas de professores, cantina e área para estudo e convivência. Licitada em 2010, a obra custou R$ 26 milhões com recursos do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Públicas Federais (Reuni). A estrutura apoia especialmente os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Biomédica, Engenharia de Comunicações, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica.

“Trata-se de um espaço vocacionado à multidisciplinaridade”, afirma o diretor do CT, Luiz Alessandro Pinheiro da Câmara de Queiroz, que compartilha a alegria da inauguração com os seus antecessores, o professor Manoel Lucas e o vice-reitor José Daniel Diniz Melo, os quais foram responsáveis pela idealização e condução da obra. Daniel Diniz externou a emoção de presenciar a entrega do CTEC e considera o momento histórico para o CT, que poderá acompanhar os avanços da ciência e proporcionar aos alunos excelência no ensino, na pesquisa e na extensão.

De acordo com Luiz Alessandro Queiroz, a nova estrutura representa a concretização de um processo de regionalização laboratorial, vista como importante mudança nos vetores do desenvolvimento nacional. “Podemos agora treinar e capacitar melhor os profissionais que saem da UFRN, além de disputar de maneira mais equilibrada recursos e investimentos para a instituição”, adiciona.

Publicidade

Rafael Nicácio Editor e repórter do Portal N10. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do RN) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN).
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!