Home Notícias Brasil RN Tocha Olímpica passará por sete cidades do RN

Tocha Olímpica passará por sete cidades do RN

Publicidade

Tocha Olímpica passará por sete cidades do RN
Foto: Divulgação
0
Publicidade

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 divulgou nesta quarta (24) o roteiro oficial do revezamento da tocha no Brasil. Além de Natal, os municípios de São José de Mipibu, Parnamirim, Lajes, Angicos, Assu e Mossoró, no Rio Grande do Norte, estão incluídos no roteiro.

A tocha olímpica será acesa no dia 21 de abril, em Olímpia, Grécia. De lá segue para Laussanne, na Suíça, onde fica a sede do Comitê Olímpico Internacional, e depois vem para o Brasil, onde chega no dia 03 de maio, em Brasília. Passará por 329 cidades em todos os estados da federação até chegar no Rio de Janeiro, quatro meses depois. Serão 20 mil quilômetros percorridos, além de 10 mil milhas aéreas, com 12 mil condutores.

No dia 04 de junho a tocha olímpica ao Rio Grande do Norte e passa por Natal, São José de Mipibu e Parnamirim. No dia 06 é a vez de Lajes, Angicos Assu e Mossoró. A percurso terminará no Rio de Janeiro, no dia 05 de agosto, quando acontece a abertura dos Jogos Olímpicos do Brasil.

O COB divulgou ainda o nome de alguns condutores da tocha. Entre atletas em atividade e aposentados, além de outros condutores escolhidos pelos patrocinadores, estão escalados: o nadador potiguar Clodoaldo Silva, a ex-tenista Maria Esther Bueno, a ex-ginasta Laís Souza, o ex-nadador Gustavo Borges, a judoca Érika Miranda, a velejadora Isabel Swan, a jogadora de vôlei Fabiana, o arqueiro indígena Gustavo dos Santos, a ex-jogadora Adriana Behar e o ultramaratonista Weimar Pettengill.

TRADIÇÃO

O revezamento da tocha tem sua origem entre os gregos, que mandavam mensageiros pelas cidades-Estado anunciando um período de trégua para possibilitar a viagem de atletas e público até as competições Olímpicas. Daí o simbolismo de paz e integração dos povos levado pela tocha.

No Brasil, além de divulgar os vários aspectos da cultura das cinco regiões do país, a passagem da tocha “aquece” a população para os Jogos Olímpicos Rio 2016 (de 5 a 21 de agosto). Dentre os critérios de escolha das cidades para o traçado do percurso estão a logística e também pontos turísticos.

*Com informações do Comitê Olímpico Brasileiro

Publicidade

Rafael Nicácio Editor e repórter do Portal N10. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do RN) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN).
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!