Home Notícias Política STF nega sigilo em inquérito sobre contas na Suíça atribuídas a Cunha

STF nega sigilo em inquérito sobre contas na Suíça atribuídas a Cunha

STF nega sigilo em inquérito sobre contas na Suíça atribuídas a Cunha
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
0

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), teve o pedido de segredo de Justiça no inquérito aberto para investigar a suspeita de que o deputado mantém contas bancárias secretas na Suíça negado nesta quinta-feira (22) pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A defesa de Cunha alegava que os documentos obtidos pela PGR na Suíça “possuem, por sua natureza, acesso restrito ou sigiloso”, em razão de terem sido enviados pelo Ministério Público suíço por meio de acordo de cooperação internacional. Mas a investigação foi autorizada na semana passada sem a decretação de sigilo por parte de Zavascki. O procurador-geral da República em exercício, Eugênio Aragão – que formalizou o pedido de investigação –, também não havia solicitado segredo em torno da apuração envolvendo Cunha, a mulher do presidente da Câmara e uma das filhas do peemedebista.

Apesar de tramitar sem segredo de Justiça, partes da investigação podem, a pedido da PGR e após análise de Zavascki, serem mantidas em sigilo, de modo a preservar a própria apuração.

Contas

No novo inquérito aberto para investigar Cunha, sua mulher, Cláudia Cruz, e uma de suas filhas, a PGR quer apurar prática de corrupção e lavagem de dinheiro em razão de quatro contas na Suíça atribuídas ao parlamentar.

Numa delas, o MP suíço identificou um depósito de 1,3 milhão de francos suíços, que, segundo a PGR, é resultado de propina num contrato de exploração de um campo de petróleo em Benin, na África. Numa outra conta atribuída a Cunha, foi idestificada transferência de US$ 1,050 milhão para a conta de Cláudia Cruz. A PGR diz que essas contas não foram declaradas e que a movimentações indicam lavagem de dinheiro.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!