Sonda New Horizons se aproxima de Plutão e Nasa divulga fotos, confira!

A agência espacial americana (Nasa) informou que a sonda New Horizons finalmente chegou ao ponto mais próximo de Plutão na manhã desta terça-feira (14). Depois de viajar por nove anos e quase 5 bilhões de quilômetros (que é a distância entre Plutão e a Terra), o equipamento conseguiu ficar a 12.500 km do planeta anão – o ponto mais próximo que o equipamento conseguiria alcançar.

A New Horizons recebeu as últimas fotos tiradas pela NASA, que revelam novos dados sobre a geologia de Plutão e mostra mais claramente a estrela anã Charon, o maior dos seis satélites do planeta. As novas imagens transmitidas a uma distância de 5,4 milhões de quilômetros de nosso planeta revelam a outra face de Plutão com todas as suas peculiaridades. Uma das fotos mostra uma longa faixa escura conhecida como a “baleia”.

As fotos exibem parte da superfície plutônica que sempre enfrenta Charon, a maior lua. Além disso, você pode ver a parte inferior dessa faixa escura (a “baleia”), perto de seu Equador e uma área cinzenta é a única região onde ocorrem os processos dinâmicos e interativos.

Foto: NASA
Foto: NASA
Foto: NASA
Foto: NASA
Foto: NASA
Foto: NASA

você pode gostar também

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!