Sonda Juno envia primeiras fotos da órbita de Júpiter

(ANSA) – A sonda norte-americana Juno enviou as primeiras imagens de Júpiter desde que chegou à órbita do maior planeta do Sistema Solar, no começo de julho.

 Uma imagem divulgada nesta terça-feira, dia 12, pela Nasa foi tirada no final de semana e mostra Júpiter e três de suas maiores luas, Io, Europa e Ganímedes. Mesmo a milhões de quilômetros de distância, a Grande Mancha Vermelha também pode ser vista na foto.

Especialistas comemoraram o fato, pois indica que a sonda sobreviveu a alta radiação local. “Esta cena indica que ela sobreviveu a sua primeira passagem pelo ambiente de radiação extrema sem nenhum dano e está pronta para fotografar Júpiter”, explicou o principal pesquisador do Instituto de Pesquisa do Sudoeste, nos Estados Unidos, Scott Bolton. Um close do planeta não é esperado antes do próximo mês, no entanto. Histórico – Juno finalmente chegou à órbita de Júpiter neste mês após cerca de 5 anos percorrendo mais de três bilhões de quilômetros pelo Sistema Solar.

A missão da sonda, que tem seu nome inspirado no da esposa do poderoso deus Júpiter, chamada Juno, teve início em 5 de agosto de 2011 e deve ser finalizada até fevereiro de 2018. O equipamento irá mapear o planeta durante 20 meses.

À bordo da Juno, além dos seus instrumentos científicos, também estão uma placa com o retrato e uma assinatura de Galileo Galilei, um texto escrito pelo italiano que descreve a descoberta feita por ele das quatro luas do planeta e três miniaturas feitas de Lego de Galileu e dos deuses Júpiter e Juno.

você pode gostar também

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!