Home Notícias Universo Sonda Juno envia primeiras fotos da órbita de Júpiter

Sonda Juno envia primeiras fotos da órbita de Júpiter

Publicidade

Sonda Juno envia primeiras fotos da órbita de Júpiter
Imagem: Divulgação / NASA
0
Publicidade

(ANSA) – A sonda norte-americana Juno enviou as primeiras imagens de Júpiter desde que chegou à órbita do maior planeta do Sistema Solar, no começo de julho.

 Uma imagem divulgada nesta terça-feira, dia 12, pela Nasa foi tirada no final de semana e mostra Júpiter e três de suas maiores luas, Io, Europa e Ganímedes. Mesmo a milhões de quilômetros de distância, a Grande Mancha Vermelha também pode ser vista na foto.

Especialistas comemoraram o fato, pois indica que a sonda sobreviveu a alta radiação local. “Esta cena indica que ela sobreviveu a sua primeira passagem pelo ambiente de radiação extrema sem nenhum dano e está pronta para fotografar Júpiter”, explicou o principal pesquisador do Instituto de Pesquisa do Sudoeste, nos Estados Unidos, Scott Bolton. Um close do planeta não é esperado antes do próximo mês, no entanto. Histórico – Juno finalmente chegou à órbita de Júpiter neste mês após cerca de 5 anos percorrendo mais de três bilhões de quilômetros pelo Sistema Solar.

A missão da sonda, que tem seu nome inspirado no da esposa do poderoso deus Júpiter, chamada Juno, teve início em 5 de agosto de 2011 e deve ser finalizada até fevereiro de 2018. O equipamento irá mapear o planeta durante 20 meses.

À bordo da Juno, além dos seus instrumentos científicos, também estão uma placa com o retrato e uma assinatura de Galileo Galilei, um texto escrito pelo italiano que descreve a descoberta feita por ele das quatro luas do planeta e três miniaturas feitas de Lego de Galileu e dos deuses Júpiter e Juno.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!