Home Notícias Brasil RN Natal “Setembro Amarelo”: Caminhada nesta terça (15) chama atenção para prevenção ao suicídio

“Setembro Amarelo”: Caminhada nesta terça (15) chama atenção para prevenção ao suicídio

Publicidade

“Setembro Amarelo”: Caminhada nesta terça (15) chama atenção para prevenção ao suicídio
0
Publicidade

Aderindo à campanha “Setembro Amarelo: Mês de prevenção ao suicídio”, o Hospital Severino Lopes (HSL) em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza, nesta terça-feira (15), às 09h, a 1ª caminhada “Eu Acredito na Vida”. O evento conta com apoio da Associação Norte Riograndense de Psiquiatria (ANP), da Associação dos Amigos e Familiares dos Doentes Mentais (AFDM) e da Câmara Municipal do Natal (CMN).

A concentração para caminhada está marcada para a frente do HSL na rua Múcio Galvão. O percurso irá seguir até a praça Augusto Leite, no bairro Barro Vermelho, onde será feito um ato de conscientização da população. A animação do evento ficará por conta da Fundação Grande Harmonia (Fanfarra), coordenada pelo músico Juarez Cravo.

setembro amarelo

A ação tem como objetivo dar visibilidade à campanha, incentivar e orientar a prevenção do suicídio, levando informações à população, convidando a sociedade para que ela esteja aberta ao debate constante sobre essa epidemia silenciosa.

Na quinta (10) foi o dia mundial de prevenção ao suicídio e no ano de 2015, o mês de setembro passa a compor uma nova campanha que tem como foco, a promoção da vida. Assim como o mês de outubro que durante seus 31 dias são desenvolvidas ações pela prevenção do câncer de mama (outubro rosa), e em novembro se trabalha a prevenção de doenças masculinas, com a cor azul; o Setembro Amarelo vem para abordar o suicídio.

A campanha aqui no Brasil teve como marco a parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) que em novembro de 2014 resultou no lançamento da cartilha “Suicídio. Informando para prevenir.” que fala sobre como abordar um paciente, explica de que forma as doenças mentais podem estar relacionadas ao suicídio, os fatores psicossociais e dados sobre o tema.

O evento é aberto ao público e todos podem celebrar a vida colorindo de amarelo as ruas de Natal com o Hospital Severino Lopes. Durante todo o percurso serão distribuídos lacinhos da campanha e folderes com informações sobre o suicídio e como prevenir.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!