Home Notícias Variedades Curiosidades Saiba como funciona o fogo

Saiba como funciona o fogo

Publicidade

Saiba como funciona o fogo
0
Publicidade

O fogo tem capacidade para destruir uma casa em menos de uma hora, assim como reduzir uma floresta a um aglomerado de cinzas. Mas como funciona o fogo?

Apesar de ser uma poderosa arma de destruição, o fogo é um elemento da natureza que trás ao homem grandes benefícios, nomeadamente para cozinhar, para iluminar ou para se aquecer.

O fogo resulta da rápida oxidação de um material quando sujeito a um processo químico de combustão, uma sequência de reações químicas exotérmicas entre um combustível e um oxidante. Esta combustão liberta calor, luz e cinza. Se o fogo estiver bastante quente, os gases podem tornar-se ionizados e dar origem à produção de plasma.

Assim sendo, o fogo surge de uma reação química entre o oxigênio na atmosfera e algum tipo de combustível, por exemplo a madeira, a gasolina, o papel, o plástico, etc., que ao ficarem sujeitos ao processo de oxidação, provocam o fogo.

Todos os fogos para serem mantidos requerem a existência de quatros elementos: combustível, oxidante, calor e uma reação. A não existência de um deste fatores faz com que o fogo perca força e se extinga.

Dependendo das substâncias presentes e as impurezas que contêm, a cor da chama e a intensidade do fogo podem variar. No entanto, a chama de qualquer fogo resulta de substâncias sólidas e gasosas que reagem, emitindo uma determinada cor e calor. De uma forma geral, quanto mais clara a chama, mais quentes e potentes são os processos químicos e a combustão.

O fogo, desencadeado por cada combustível, apresenta um comportamento diferente. É possível os especialistas saberem indicar de que forma um fogo começou pela observação da sua cor, calor e áreas afetadas.

Assim sendo, existem três variáveis – o tamanho, o calor e a forma do combustível – em cada incêndio que variam consoante as matérias que estão a entrar em combustão. Vamos explicar cada uma delas:

O tamanho do combustível é uma das variáveis que afeta o desenrolar do incêndio. Quanto maior for o combustível, maior será a absorção de calor, logo é preciso mais energia para a temperatura aumentar e o incêndio começar.

O calor de um combustível depende da quantidade de energia que os gases libertam e da velocidade com que o combustível queima.

A forma do combustível também afeta a velocidade com que o fogo se propaga. Materiais mais finos queimam mais rapidamente do que materiais mais largos, ou seja, é possível queimar papel muito mais rapidamente do que um tronco de uma árvore.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!