Safra de grãos do RN deve dobrar em 2016, diz Conab

O 8º levantamento da Safra 2015/2016 de Grãos, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aponta perspectiva crescimento na safra 2015/2016 de grãos no Rio Grande do Norte. O estudo, divulgado na última terça-feira (10), prevê uma produção de 38.736 toneladas, o que representa evolução de 124,5% na comparação com a safra anterior.

A pesquisa foi realizada no mês de abril e levou em consideração informações relativas a clima, áreas plantadas e a plantar, produção, produtividade e estágio das culturas de algodão, arroz, feijão macaçar, milho e sorgo granífero.

De acordo com o levantamento, duas culturas devem ter queda na produção: algodão (-29%) e sorgo (-11%). No entanto, há previsão de crescimento de 170% na produção de milho e de 155% na safra de feijão. As duas culturas representam 61% da produção total do RN. O levantamento também mostra uma evolução na área plantada do estado em cerca de 23,6%. De 59.178 hectares na safra passada, passará para 73.163 na safra 2015/2016.

De acordo com o analista de mercado Luís Gonzaga Costa, da Superintendência regional da Conab no RN, apesar da boa perspectiva, é preciso ponderar os resultados com as previsões meteorológicas. “Nós já fizemos contatos após essa análise com os produtores, e vimos que houve uma redução muito forte, neste início do mês de maio, com relação às chuvas. Então, precisamos ter calma e aguardar os próximos levantamentos para ter algo ainda mais preciso”, avalia.

você pode gostar também

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!