Home Notícias Brasil RN Na Colômbia, Robinson Faria negocia voo direto entre Natal e Bogotá

Na Colômbia, Robinson Faria negocia voo direto entre Natal e Bogotá

Publicidade

Na Colômbia, Robinson Faria negocia voo direto entre Natal e Bogotá
0
Publicidade

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, esteve reunido no último sábado (27) com o ministro da Fazenda da Colômbia, Maurício Cárdena, e a ministra das Relações Exteriores, Patti Londoño, para tentar viabilizar um voo direto entre Natal e Bogotá. Caso consiga, este será o quarto voo internacional de Natal que já conta com voo para Milão, Cabo Verde e Buenos Aires.

Segurança

Na sexta-feira (26), o governador do RN cumpriu o seu primeiro compromisso na cidade de Medellín, na Colômbia. Na ocasião, sua comitiva conheceu as ações exitosas executadas pelo Departamento de Antioquia para reduzir as taxas de homicídios em Medellín e região Metropolitana. Entre as medidas destacadas estão a articulação de entes privados com o Governo e a políticas de comunidade, criação da Secretaria de Segurança do município de Medellin, investimentos municipais na área de segurança, setorização dos serviços de investigação criminal (“Unidad de Alertas Tempranas”), fortalecimento do serviço de inteligência e a análise sistemática dos fenômenos criminais, sua evolução e impactos na segurança.

Com estas medidas, o Governo colombiano conseguiu reduzir, consideravelmente, os assassinatos em Medellín nos últimos seis anos, passando de 2.161 homicídios em 2009 para 488 em 2015. “Em Medellín, a filosofia de Polícia Comunitária ou Polícia de Aproximação tem protocolos bem definidos e com grande integração dos movimentos comunitários. Este trabalho tem sido fundamental para as ações preventivas de combate ao crime. Em 2015, aplicamos no RN o Ronda Cidadã que, por sinal, segue modelo semelhante e tem alcançado excelentes resultados com a redução de crimes nas áreas implantadas e aprovação de mais de 85% da população”, disse o governador.

Na sede da Secretaria de Segurança de Medellín, a comitiva foi recebida pelo subsecretário operativo da Segurança da cidade, o cientista político Andrés Felipe Preciado, que detalhou o planejamento organizacional do órgão, que é composto por quatro subsecretarias e atuam de forma descentralizadas nas atividades relacionadas a assuntos Operativos de Segurança, atuação em Espaços Públicos, Justiça para Cidadania e Comissão de Família. “Antigamente tínhamos grandes problemas de segurança com taxas de homicídios que chegavam a 380 por 100 mil habitantes. Atualmente, somos referência mundial em segurança e conseguimos reduzir as estatísticas de assassinatos para 24 por 100 mil. Para se obter esta significativa redução seguimos três etapas principais que passaram pelo fim dos carteis, desmobilização de grupos paramilitares e reconfiguração do cenário criminal”, disse o subsecretário.

Robinson Faria também recebeu de Andrés Felipe Preciado o Plano Estratégico de Segurança desenvolvido pelas forças policiais em Medellín. Ao fim, toda a comitiva foi convidada a conhecer o Centro de Comando e Controle de Medellín que recebe cerca de 30 mil ligações diárias e possui um sistema de videomonitoramento que conta com mais de 1300 câmeras. Na ocasião, Robinson Faria foi recepcionado pela Comandante da Polícia Metropolita de Antioquia, a Tenente Coronel Martha Herrera, que também apresentou um programa social desenvolvido na cidade denominado “Eu quero ser Polícia”. O programa é voltado para crianças e adolescentes com o objetivo de estimular o patriotismo, a civilidade e o respeito pelos profissionais da Segurança. “Foi emocionante ver a paixão das crianças pela Polícia Militar e o respeito e comprometimento que estes programas são tratados em Medellín com a participação popular. Aproveitei para conhecer Yeison Londoño, uma criança de 5 anos, que sonha ser sargento da Policia”, ressaltou Robinson.

Acordos

Também na sexta, Robinson Faria se reuniu com o Diretor Executivo da Agência de Cooperação e Investimento de Medellín e Área Metropolitana (ACI), Sergio Escobar Sosa. No encontro, o chefe do Executivo estadual destacou os potenciais econômicos do Rio Grande do Norte nas áreas do turismo, exportação e energia eólica. Ele também fez uma exposição sobre o Projeto Governança Inovadora desenvolvido pela sua gestão com o objetivo de elaborar o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Rio Grande do Norte e modernizar a gestão pública do Estado pelos próximos 20 anos.

Quanto ao tema que motivou sua viagem a Colômbia, o governador citou os esforços da gestão por uma segurança pública de qualidade. “Nossa viagem tem sido de aprendizado. Tenho buscando projetos para implantarmos em nosso estado. Um exemplo disso é o Ronda Cidadã que segue o modelo de vigilância por quadrante a exemplo do que existe na Colômbia”, disse o governador, lembrando que foram quadruplicados os investimentos em diárias operacionais para os militares que realizam serviços extras pelas corporações e também feita a maior promoção da história das Polícias e Corpo de Bombeiros.

Já o advogado e diplomata Sergio Escobar, que possui especializações em Finanças e Estudos Internacionais na União Europeia e Itália, detalhou os trabalhos desenvolvidos pela ACI na Colômbia e demonstrou interesse em projetos que visem a cooperação entre os estados de Antioquia e Rio Grande do Norte. No encontro, a ACI se comprometeu a encaminhar ao governador uma minuta com propostas de cooperação na área de Segurança e Inteligência.

“Nossa agência atua em todos os casos que envolvem relações internacionais, nas áreas de cooperação e investimentos. Estamos sempre em busca de boas ideias que possam ser compartilhadas e que tragam resultados positivos para a população. O Rio Grande do Norte tem um grande potencial econômico, que muito atrai os investidores da América Latina, e desperta também interesses de cooperação do governo colombiano. A vinda do governador Robinson Faria a Medellín ajuda a estreitar estes laços de amizade e também de negócios”, disse Sergio Escobar.

No sábado (27), a comitiva do Rio Grande do Norte conheceu os projetos das Escadas Elétricas da Comuna 13, uma bem-sucedida ação de transformação baseada no urbanismo, na inovação e na inclusão social que tem permitido que as comunidades mais carentes de Medellín, construídas sobre ladeiras, cresçam com melhor funcionalidade.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!