Reservatório Gargalheiras recebe recarga e já pode abastecer Acari

As recentes chuvas que caíram no estado trouxeram um pouco mais de esperança ao potiguar. Alguns reservatórios que estavam completamente secos receberam alguma recarga e foi possível ter uma sobrevida para seus usos. Um deles foi a Barragem Eurico Gaspar Dutra, também conhecida como Gargalheiras, em Acari no Seridó.

De acordo com o último levantamento realizado pelo Instituto de Gestão de Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN), no dia 07/04 o reservatório recebeu 1.286.396 metros cúbicos nos últimos dias.  Comparando com o levantamento do dia 21/03 o reservatório teve um aumento de 2,89% em sua capacidade, visto que ele tinha naquela data apenas 0,02%. Uma reserva de apenas 9.755 metros cúbicos hoje já tem o volume de 1.296.151 m³.

Devido à baixa quantidade a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) não usava a água do reservatório para abastecer a população de 11.012 habitantes da cidade de Acari desde setembro de 2015. Todavia, após análise do IGARN já existe a previsão de que em 15 dias a Caern já esteja liberada para usar o recurso hídrico do reservatório para o uso humano daquela cidade.

Dourado

Outra notícia também animadora é que o Açude Dourado, localizado em Currais Novos, que estava seco, após as recentes precipitações já tem 50,50% de seu volume restabelecido, faltando 1,6 metros para a sua sangria.

Ao transbordar as águas do Açude Dourado seguem para o reservatório de Gargalheiras, e dessa forma, aumentando ainda mais o volume existente na barragem.

você pode gostar também

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!