Home Notícias Educação Redação sobre violência contra a mulher faz Enem 2015 ser considerado “feminista” nas redes sociais

Redação sobre violência contra a mulher faz Enem 2015 ser considerado “feminista” nas redes sociais

Redação sobre violência contra a mulher faz Enem 2015 ser considerado “feminista” nas redes sociais
1

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 vem sendo chamado nas redes sociais de “Enem feminista”. Na prova de ciências humanas caiu um texto da francesa Simone de Beauvoir em uma das questões, enquanto o tema da redação foi “A persistência da violência contra a mulher”.

Para desenvolver o texto do tipo dissertativo-argumentativo o candidato tinha quatro conteúdos de apoio. Um deles era um cartaz de uma campanha contra o femincídio. Também havia um gráfico com dados sobre o tipo de violência cometida contra mulheres, baseado em informações do Disque 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Também havia uma reportagem que abordava o impacto da Lei da Maria da Penha e dados estatísticos do Mapa da Violência.

Nas redes sociais, vários usuários comemoraram o tema da redação, enquanto outros criticam e chamam a prova de “esquerdista” por tratar de tema relacionado aos direitos das mulheres. De toda forma, a simples presença do tema esquentou o debate sempre presente nas redes sociais sobre a questão de gênero no Brasil.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!