Home Notícias Brasil RN Natal Prefeitura, UFRN e CBTU discutem possibilidade de ampliação do VLT para o bairro das Quintas

Prefeitura, UFRN e CBTU discutem possibilidade de ampliação do VLT para o bairro das Quintas

Prefeitura, UFRN e CBTU discutem possibilidade de ampliação do VLT para o bairro das Quintas
Foto: Divulgação
0

O prefeito Carlos Eduardo esteve reunido nesta sexta-feira (14) , no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, com a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Cruz e uma comissão formada por representantes da universidade, Companhia Brasileira de Transportes Urbanos – CBTU, hospital Giselda Trigueiro, Laboratório Central – LACEN e Instituto de Medicina Tropical. Em pauta, a mobilidade urbana na região do Hospital Giselda Trigueiro relacionada ao Veiculo Leve Sobre Trilhos, uma possível ampliação de linha ligando a área, no bairro das Quintas, ao Campus da UFRN, bem como os impactos causados pela chegada do VLT.

Reunião para tratar do VLT (Foto: Alex Régis)
Reunião para tratar do VLT (Foto: Alex Régis)

Ficou definido que a Prefeitura, UFRN e CBTU assinarão um termo de parceria técnica com o objetivo de iniciar os estudos para viabilização do projeto da “Linha Marrom/Linha Sul”. A intenção é interligar o Campus, atualmente com cerca de 45 mil estudantes, até as proximidades do hospital, onde se localizam, além do Giselda, o LACEN e o Instituto de Medicina Tropical. Segundo a UFRN, nesse setor, o fluxo de pessoas chega a 80 mil pessoas por ano, com perspectivas de aumento à medida que os serviços sejam ampliados conforme planeja a entidade educacional.

“Todos temos em comum duas coisas: o interesse em melhorar essa questão da mobilidade e o limite financeiro. Mas jamais vamos desanimar de levar a efeito esse projeto que é da mais alta importância para a cidade”, explicou o prefeito Carlos Eduardo. “Precisamos investir no transporte de massa. Há uma necessidade premente. Temos que resgatar as ferrovias desse Estado”, complementou.

Carlos Eduardo determinou que a secretária de planejamento, Virgínia Ferreira e o secretário de obras públicas, Walter Pedro façam parte da comissão que irá realizar a parceria técnica com vistas à elaboração dos estudos iniciais.

Em paralelo, a UFRN minutará um documento a ser apresentado à Bancada Federal do Rio Grande do Norte com o objetivo de captar recursos federais que assegurem a implantação do futuro projeto. “Estamos iniciando esse diálogo de fundamental importância. Juntos, podemos planejar um futuro melhor para a nossa cidade”, comentou Ângela Cruz, reitora da UFRN. Obras de mobilidade no entorno do Hospital Giselda Trigueiro também estariam incluídas.

“Essa iniciativa é muito importante. A prefeitura está sempre atenta e agindo para melhorar o nosso transporte. Estabelecemos o Passe Livre para os estudantes da rede pública municipal (mais de três mil alunos) e temos depoimentos de professores e diretores de escolas dizendo o quanto isso combateu a evasão escolar. Vamos em frente!”, concluiu o prefeito Carlos Eduardo.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!