Home Notícias Política PF abre inquérito sobre compra de térmicas no governo FHC

PF abre inquérito sobre compra de térmicas no governo FHC

Publicidade

PF abre inquérito sobre compra de térmicas no governo FHC
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
0
Publicidade

(ANSA) – A Operação Lava Jato, da Polícia Federal, abriu um inquérito para apurar um suposto esquema de corrupção na compra de termoelétricas pela Petrobrás entre os anos de 1999 e 2001, no governo do tucano Fernando Henrique Cardoso.

O alvo do inquérito é o envolvimento das empresas Alstom/GE e NRG nas aquisições. A suspeita veio à tona com a delação do ex-diretor da área Internacional Nestor Cerveró, que na década de 90 era gerente de energia do Departamento Industrial da estatal.

De acordo com Cerveró, àquela época, temia-se uma crise energética e, para evitar desabastecimento, FHC criou um programa prioritário de termoelétricas (PPT). “Nas primeiras aquisições de turbinas, já houve o pagamento de propina”, disse Cerveró.

A primeira empresa a fornecer turbinas para a Petrobras para a construção e exploração de termoelétricas foi a ABB, em 1999, que posteriormente foi comprada pela Alstom e, depois, pela GE. A assessoria de imprensa de Fernando Henrique Cardoso disse, em comunicado, que o ex-presidente “não tem informações sobre este inquérito, mas sempre é favorável que denúncias sejam apuradas”.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!