Home Notícias Saúde Pesquisadores desenvolvem ingrediente que proporciona sensação de saciedade

Pesquisadores desenvolvem ingrediente que proporciona sensação de saciedade

Publicidade

Pesquisadores desenvolvem ingrediente que proporciona sensação de saciedade
Foto: divulgação
0
Publicidade

Os cientistas ingleses produziram um aditivo que possui a capacidade de evoluir a saciedade. Quando foi realizado um primeiro teste com seres humanos, a substância contribuiu para que os voluntários diminuíssem a vontade de comer e desacelerou seus ganhos de peso.

O aditivo, chamado de IPE, é composto principalmente de propionato que, ao ser produzido no corpo a partir da quebra das fibras no intestino, proporciona naturalmente a sensação de saciedade. O IPE garante quantidades enormes de proprionato, que é possível alcançar com uma dieta normal.

Os resultados foram alcançados a partir da realização de dois testes. No primeiro, foram 20 voluntários divididos em duas equipes: o primeiro tomou o propionato, e o segundo ingeriu fibras. Todos foram recomendados a se alimentar até ficarem satisfeitos. Aqueles que receberam IPE comeram em média 14% menos, após isso foram feitos exames de sangue e diagnosticaram taxas maiores, concentrações maiores de hormônios de redução de apetite.

Já um segundo teste foi realizado, com um grupo de 60 voluntários com sobrepeso. Eles também foram separados em dois grupos, nos quais um ganhou IPE e, o outro, fibras. Ao decorrer de 24 semanas, nenhum dos participantes do grupo que ingeriu propionato ganhou mais de 5% do seu peso corporal, contra 4% dos que comeram fibras.

“Estamos cientes de que os adultos ganham, em média, 300 a 800 gramas por ano, é fundamental descobrir estratégias que impeçam isso”, esclarece o coautor do estudo e professor da Imperial College London Gary Frost.

Os cientistas estão se dedicando intensamente para saber em quais alimentos o propionato pode ser adicionado sem perder a sua principal função, com a ideia de vender o ingrediente. A pesquisa foi feita pela Imperial College London e a Universidade de Glasgow e divulgada pelo periódico Gut.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!