Notícias

Papa critica populismo e pede acolhimento de imigrantes

CIDADE DO VATICANO – (ANSA) – O papa Francisco criticou nesta terça-feira (21) a “retórica populista” sobre os imigrantes e disse que as autoridades têm a obrigação “moral” de ajudar as pessoas que fogem de guerras e da miséria.

O líder católico não citou especificamente nenhum país, mas criticou os governos que usam o medo sobre a presença de imigrantes como desculpa para justificar, por exemplo, crises econômicas – como ocorre em várias nações europeias e nos Estados Unidos.

“Perante este tipo de rejeição, enraizada até em última instância no egocentrismo e amplificada pela retórica populista, é necessário mudar de atitude para ultrapassarmos a indiferença e contrariar o medo através de uma abordagem generosa de acolhimento aos que batem às nossas portas”, disse durante um encontro com líderes de grupos humanitários e imigrantes que moram na Itália.

Segundo Francisco, é preciso “abrir canais humanitários acessíveis e seguros” para aqueles que fogem de guerras e de perseguições, sendo que muitos deles estão “nas mãos de organizações criminosas sem escrúpulos”. O Pontífice ainda ressaltou que proteger os imigrantes é “um imperativo da moral que deve ser traduzido em instrumentos jurídicos, internacionais e nacionais claros e pertinentes”, causados por “escolhas políticas justas e de longo prazo” com “programas tempestivos e humanizantes na luta contra os traficantes de ‘carne humana’ que lucram sobre as desventuras dos outros”.

Para combater o que chamou de “índole da rejeição”, o sucessor de Bento XVI afirmou que o acolhimento responsável “começa com a sistematização de espaços adequados e com decoro”. “Grandes acampamentos não dão resultados positivos, gerando, ao contrário, novas situações de vulnerabilidade e de problemas”, disse Jorge Mario Bergoglio sugerindo que esse acolhimento seja feito “de maneira difusa”.

Outro ponto destacado pelo Papa voltou a atacar as políticas populistas apresentados por diversos candidatos aos governos europeus e por parlamentares de vários países, que tentam impedir que imigrantes consigam o reagrupamento familiar.

De acordo com o líder da Igreja Católica, essa integração dos imigrantes “não é nem assimilação, nem incorporação” cultural”, mas sim um trabalho “bidirecional” que implica no “mútuo reconhecimento da riqueza cultural do outro”.
Em outra parte de seu forte discurso, Bergoglio ainda criticou a má distribuição da riqueza no mundo, que causa tanto crises internas nos países, mas também força muitas pessoas a tentar buscar uma vida mais digna em outra nação.

“Não pode um grupinho de indivíduos controlar os recursos de meio mundo. Não podem pessoas e povos inteiros terem direito de recolher apenas as migalhas. Ninguém pode ficar tranquilo e dispensado dos imperativos morais que derivam da corresponsabilidade de gestão do planeta”, acrescentou ainda criticando o “uso cínico do mercado” e de “novas formas de colonialismo”.

Desde que assumiu o Pontificado, o papa Francisco sempre defendeu a causa dos imigrantes e dos refugiados. Tanto que uma de suas primeiras viagens foi até a ilha de Lampedusa, na Itália, uma das principais portas de entrada de imigrantes ilegais na Europa.

A fala ainda ocorre em um momento que o ultranacionalismo começa a ganhar força na Europa, que será palco de diversas eleições presidenciais importantes em 2017 e que podem agravar ainda mais a gestão da crise migratória. Do outro lado do Atlântico, o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também está tomando medidas para barrar refugiados e imigrantes de países em guerra – especialmente os de maioria muçulmana.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para aliviar o estresse no ambiente de trabalho! Conheça os perigos do consumo exagerado de ansiolíticos! Métodos infalíveis para deixar seu cachorro mais zen! Saiba mais sobre os distúrbios de sono! Receita descomplicada para fazer um delicioso iogurte natural! Dicas para manter seu esmalte impecável por um período maior! Delícia matinal em apoucos minutos de preparo! Colesterol baixo de forma natural e rápida, sim! Sexta Santa: colha Macela para ter benefícios máximos! Sobremesa pronta em minutos: Mousse de Maracujá!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.