Home Notícias Ciência O que aconteceria se a Terra não tivesse uma lua?

O que aconteceria se a Terra não tivesse uma lua?

Publicidade

O que aconteceria se a Terra não tivesse uma lua?
Terra vista da Lua (Foto: Apollo 8 / Nasa)
0
Publicidade

Além de abrilhantar as noites da Terra, a Lua interfere em várias coisas no nosso planeta. Pablo Santos Sanz, pesquisador do Departamento do Sistema Solar no Instituto de Astrofísica de Andaluzia-CSIC, na Espanha, analisou no jornal El País dois cenários: por um lado, e se o satélite da Terra desaparecesse de repente?, e em segundo lugar, como seria o nosso planeta se a Lua nunca tivesse existido?.

Se a lua desaparecesse de repente…

A água nos oceanos e mares estagnariam

Sem o seu satélite natural o clima do nosso planeta mudaria drasticamente, já que ao perder a força das marés, causada pela atração gravitacional da Lua, as correntes dos mares e oceanos veriam alteradas sua direção e intensidade. Aumentaria o nível do mar nas costas e a água seria redistribuída para os pólos. A diminuição da intensidade das correntes e as turbulências do sistema de drenagem natural e limpeza dos mares causariam uma estagnação de água. Isso resultaria na perda inevitável de muitas das espécies de vida marinha e os animais e plantas que dependem dos mares e oceanos, como os habitantes da costa.

Mais de 100 verões e invernos a 80 graus abaixo de zero

A gravidade lunar mantém a inclinação fixa do eixo de rotação da Terra a cerca de 23 graus em relação ao plano da sua órbita. Se a Lua desaparecesse de repente, o eixo de rotação da Terra perderia a sua estabilidade, o que implicaria em uma alternância das estações do ano. Seriam normais verões com temperaturas acima de 100 graus, e os invernos a 80 graus abaixo de zero, com as adaptações que implicariam para a vida animal e vegetal.

Ventos com mais de 300 quilômetros por hora

O caso mais extremo seria o alinhamento direto do eixo de rotação da Terra ao Sol, resultando em uma parte do planeta onde reinaria a completa escuridão e o outro seria objeto da ação permanente do sol. Ventos com a extrema velocidade de mais de 300 quilômetros por hora chicoteando a superfície da Terra resultante das variações drásticas de temperatura.

A vida na fronteira entre dois mundos

Neste caso se erradicaria quase por completo a vida em ambos os hemisférios. As espécies só poderiam sobreviver apenas no Equador, na fronteira entre o mundo da escuridão e da luz eterna.

Extinções em massa

A grande maioria dos animais e plantas seriam incapazes de se adaptar à nova situação, o que se reflete em extinções em massa.

Se a Lua nunca tivesse existido…

Na melhor das hipóteses, a vida teria levado mais tempo para aparecer

As marés mais fracas no início do oceano teria dificultado a mistura de substâncias e de atrito, de modo que não teria dado as condições necessárias para o surgimento da vida, ou ela só teria aparecido milhões de anos mais tarde.

Ventos fortes

O dia da Terra duraria oito horas. Devido ao aumento da velocidade de rotação da Terra, seria maior também os ventos que ocorreriam na atmosfera, o que geralmente atingem velocidades de 160 ou 200 quilômetros por hora.

Vida mais primitiva ou com biologia diferente

A instabilidade da inclinação de rotação da Terra levaria a variações extremas de temperatura e provocaria um clima radicalmente diferente do que conhecemos. Tudo isso se reflete nas formas de vida terrestre, que seriam completamente diferentes daqueles que existem na Terra para se adaptar a um mundo de extremos, ou seria mais primitiva.

A Ciência teria tomado um rumo diferente

Se aceitarmos que uma Terra sem a Lua poderia ser habitada por seres inteligentes, a ciência teria se desenvolvido de maneira muito diferente da nossa, uma vez que muitos do conhecimento que temos de campos tão diversos como a agricultura e a astronomia são devido a estudo das fases da Lua. Estes permitiram calcular a distância entre a Terra e a Lua, a Terra e o Sol, o tamanho dos corpos celestes e, em última análise, para compreender o homem que nada mais é do que um pontinho na imensidão do universo.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!