Home Notícias Variedades O ‘olhar’ é a causa do amor entre cães e humanos

O ‘olhar’ é a causa do amor entre cães e humanos

O ‘olhar’ é a causa do amor entre cães e humanos
Foto: Picjumbo
0

(ANSA) – A causa do amor tão natural entre os cachorros e seus donos foi finalmente descoberta. Segundo um estudo coordenado pelo biólogo japonês Miho Nagasawa, da Azabu University, a forte ligação entre o animal e o humano está no olhar.

A pesquisa, matéria de capa da revista científica norte-americana “Science”, revelou que, ao se olharem, os cérebros tanto dos animais como dos homens liberam o hormônio ocitocina – o hormônio do amor – em um mecanismo muito semelhante àquele entre mãe e filho.

Isso quer dizer que, com essa descoberta, a “pet therapy” e o uso de cães na reabilitação de pessoas autistas ou com síndrome pós-traumática podem ser cada vez mais utilizado.

Para descobrir a raiz da amizade extrema entre o bichinho e seu dono, os pesquisadores observaram por 30 minutos o comportamento de 30 cachorros (15 fêmeas e 15 machos de cada raça e idade) com os seus respectivos proprietários (24 mulheres e 6 homens), documentando todas as interações (tátil, vocal e visual).

Ao fim do experimento, foram medidos os níveis de ocitocina na urina dos cães e dos humanos, confrontando os valores com os registrados antes do teste. A partir dos resultados, pode-se perceber que o hormônio é liberado proporcionalmente ao tempo que dura o contato visual.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!