Home Notícias Mundo Moscou se diz ‘preocupada’ com ação da Turquia na Síria

Moscou se diz ‘preocupada’ com ação da Turquia na Síria

Moscou se diz ‘preocupada’ com ação da Turquia na Síria
Foto: Divulgação / Ministério de Defesa russo
0

(ANSA) – O Ministério do Exterior da Rússia divulgou em nota que o governo de seu país está “profundamente preocupado” com a ofensiva militar lançada pela Turquia, com apoio de grupos rebeldes, na Síria. A ação tem como objetivo tirar o Estado Islâmico (EI, ex-Isis) da cidade de Jarablus, bem como os curdos do Unidade de Proteção Popular (YPG).

“Estamos certos que a crise síria pode ser resolvida sobre as sólidas bases do direito internacional que inclui um abrangente diálogo intrasírio, com a participação de todos os grupos étnicos-confessionais, incluindo os curdos”, escreveu o órgão em nota.

Diferentemente de Ancara, Moscou é aliada do governo sírio de Bashar al-Assad e atua na realização de intervenções militares em parceira com os agentes fiéis à Assad. Porém, assim como os EUA, os russos não veem os grupos curdos da fronteira sírio-turca como terroristas, mas sim como aliados na luta contra o EI. Apesar do protesto russo, os rebeldes do Exército Livre da Síria, que é anti-Assad, informaram que conseguiram expulsar o EI do controle de Jarablus. A informação foi divulgada pela agência de notícias turca Anadolu.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!