Mesmo com sanções, Coreia do Norte testa outro míssil

(ANSA) – A Coreia do Norte efetuou nesta terça-feira (21) uma prova de míssil balístico de médio alcance na cidade portuária de Wonsan, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap. O teste foi confirmado pelo Ministério da Defesa da Coreia do Sul, mas sem dar detalhes do tipo de míssil.

De acordo com a mídia japonesa e sul-coreana, o regime de Pyongyang estaria querendo testar um míssil Musudan (BM-25), do programa nacional de armas, mas não há sinais de que ele estaria pronto para lançamento. O país testou por quatro vezes, em um mês, este míssil, mas sem sucesso. Em uma das tentativas, até a plataforma de lançamento ficou destruída. O míssil modelo Musudan não é um armamento novo e já está na lista de itens da Coreia do Norte há pelo menos uma década. Seu design é baseado nos usados em 1960 pela União Soviética, porém com algumas adaptações.

Desde janeiro, a Coreia do Norte tem sido duramente condenada pela comunidade internacional e sofrido sanções devido aos seus testes, incluindo o de uma bomba nuclear de hidrogênio. As sanções, no entanto, não inibiram o ditador Kim Jong-un, que em maio, durante o congresso do único partido que governa o país, aprovou a ampliação de armas nucleares.

você pode gostar também

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!