Home Notícias Brasil RN Natal Januário Cicco realiza mobilização em saúde e segurança do trabalho

Januário Cicco realiza mobilização em saúde e segurança do trabalho

Publicidade

Januário Cicco realiza mobilização em saúde e segurança do trabalho
Maternidade Januário Cicco (Foto: Divulgação)
0
Publicidade

Com o intuito de promover a consciência a favor da saúde e da segurança no trabalho, a equipe do Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SSOST) do Setor de Gestão de Pessoas da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), aderiu este ano ao Movimento Abril Verde, visando estimular a cultura prevencionista, na MEJC, no que tange à saúde e segurança dos profissionais da instituição.

O mês de abril foi escolhido para a causa em função de duas datas importantes: 7 de abril, Dia Mundial da Saúde e 28 de abril, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho, proposta pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) a todos os países membros.

A equipe do SSOST em parceria com os integrantes da CIPA realizam estudos, ações de prevenção, assistência e vigilância aos agravos à saúde relacionados ao trabalho e visa, principalmente, reduzir as doenças ocupacionais e acidentes de trabalho e proporcionar melhor qualidade de vida aos trabalhadores.

“Na maternidade os trabalhadores estão mais propensos aos acidentes de trabalho com exposição a material biológico. Em 2015, 60% dos acidentes registrados pelo SSOST foram desta natureza”, afirma Romanniny Costa, enfermeira do trabalho da maternidade.

Nesse sentido, torna-se essencial a elaboração de estratégias que visem à promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos nesses trabalhadores. Para tanto, destaca-se à importância da gestão e dos profissionais se envolverem em campanhas educativas e outras ações que visem à identificação, prevenção e gestão dos riscos ocupacionais.

Na MEJC, os integrantes do SSOST realizam a partir desta semana até o final do mês diversas ações educativas e de mobilização, entre palestras, bate papo nos setores e cursos abordando temas como: Prevenção de acidentes do trabalho, Riscos ocupacionais e psicossociais, Biossegurança, Medidas individuais e coletivas de prevenção à Influenza e às Prevenções e condutas frente aos acidentes com material biológico.

A campanha do Abril Verde da MEJC, conta ainda com a parceria da Diretoria de Atenção a Saúde do Servidor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DAS-UFRN) e demais setores da instituição.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!