Home Notícias Brasil CE Inaugurada primeira Cidade Digital com fibra óptica subterrânea do Brasil

Inaugurada primeira Cidade Digital com fibra óptica subterrânea do Brasil

Publicidade

Inaugurada primeira Cidade Digital com fibra óptica subterrânea do Brasil
Foto: USP Imagens
0
Publicidade

Na última sexta-feira (15) foi inaugurada a primeira Cidade Digital com fibra óptica totalmente subterrânea do Brasil no município cearense de Redenção. O programa leva internet, incluindo rede Wi-Fi, para diversos pontos da cidade a partir da parceria entre o Governo Federal com a Prefeitura local, além de entregar equipamentos para ampliar a infraestrutura de informática.

Redenção recebeu um anel de fibra óptica de 4 quilômetros que, vinculado ao cinturão digital do governo do estado, interliga 14 órgãos públicos e três pontos de acesso público a comunidade. A partir da instalação da infraestrutura da cidade digital, a prefeitura elaborou um projeto para expansão da rede a fim de contemplar mais 13 pontos por meio da fibra óptica e 20 pontos por antenas.

O investimento total foi de R$ 541 mil, que beneficia os 26 mil moradores do município. Já o investimento previsto total no Estado do Ceará é de R$ 11,7 milhões.

André Figueiredo, ministro das Comunicações (Foto: Ministério das Comunicações)
André Figueiredo, ministro das Comunicações (Foto: Ministério das Comunicações)

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, exaltou que as ações realizadas na região alcançam resultados positivos pois existe uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal. “Trabalhamos para conectar a população em tempo real a partir de uma rede de conexão eficiente. As regiões com limitações serão atendidas pelo satélite geoestacionário”, destacou, ao assinar o termo de cessão de equipamentos e acessar a rede de Wi-Fi na Praça do Obelisco, no Centro da cidade.

De acordo com Figueiredo, a velocidade de conexão nas escolas será ampliada para 50 megabytes, “o que permite aos alunos aprender o conteúdo em novas plataformas”, ratificou o ministro, ao exaltar a integração do município com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

O programa Cidade Digital atua na construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais; disponibiliza aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras; capacita servidores para uso e gestão da rede, além de oferecer pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!