Home Notícias Brasil RN Natal Hotéis e restaurantes de Natal aderem ao “Selo Azul, água de qualidade”

Hotéis e restaurantes de Natal aderem ao “Selo Azul, água de qualidade”

Publicidade

Hotéis e restaurantes de Natal aderem ao “Selo Azul, água de qualidade”
Foto: Divulgação
0
Publicidade

O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (DVS-SMS), por meio da Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (Visamt), lançou na tarde desta quinta-feira (12) o “Selo Azul, água de qualidade”, um selo de premiação para os estabelecimentos comerciais dos ramos da hotelaria e de alimentos que trabalham utilizando água de poços em Natal. No lançamento do Selo, 15 hotéis e dois restaurantes já aderiram a certificação.

O secretário Luiz Roberto Fonseca destacou a importância da certificação no sentido de garantir a promoção à saúde dos natalenses, em especial de quem utiliza os estabelecimentos turísticos em Natal. O secretário elogiou a postura dos hotéis e restaurantes que aderiram a certificação, o que já demonstra uma preocupação com as questões ambientais.

“Essa certificação é mais uma mostra de que a Vigilância Sanitária de Natal não é um órgão apenas punitivo, mas sobretudo educativo e de promoção à saúde. Os empresários entenderam que esse selo é mais uma forma de aumentar a credibilidade da empresa, garantindo ao cliente que ele está em local seguro quando o assunto é consumo de água”, destaca o secretário.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), Juliana Araújo, destacou a iniciativa pioneira do programa Vigiágua no Brasil em certificar estabelecimentos do ramo da hotelaria e de restaurantes. Ela ressalta que o programa já trabalha monitorando de forma sistemática esses estabelecimentos que têm poços artesanais. “Além de atestar que os hotéis e restaurantes oferecem água para consumo de qualidade, o Selo também é uma forma de diminuir a incidência de transmissão de doenças pela água”.

O chefe da Visamt, Marcílio Xavier, explicou que para os estabelecimentos serem contemplados com o Selo terão que atender a alguns critérios, como a posse do alvará sanitário, plano de higienização dos poços (reservatórios), bem como a apresentação de relatórios mensais de controle da qualidade da água. “Inicialmente, o selo terá validade de um ano e poderá ser renovado, desde que seja feita uma nova inspeção e verificação se os estabelecimentos continuam dentro dos critérios estabelecidos”, afirma Marcílio Xavier.

Os hotéis e restaurantes que participaram da solenidade de lançamento do Selo e aderiram à certificação foram o Hotel Rifoles, Pontalmar, Ocean Palace, Parque da Costeira, Porto do Mar, Imirá, Dbeach Hotel Natal, Praia Mar Hotel, Camarões Restaurantes, Marsol Hotel, SERHS Natal Grand’Hotel, Majestic e Pizzato.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!