Notícias

Hollande confirma que avião da Egyptair caiu

(ANSA) – Um avião da companhia aérea Egyptair que fazia a rota entre Paris e Cairo desapareceu dos radares nesta quinta-feira (19), com 66 pessoas a bordo. Destroços da aeronave foram avistados perto da ilha grega de Karpathos, mas em águas territoriais egípcias, de acordo com a imprensa francesa.

As autoridades investigam se foi um acidente ou um ato terrorista. O voo MS804 tinha partido do aeroporto Charles de Gaulle, na capital francesa, às 23h09 de ontem e desapareceu dos radares às 2h45, a 280 quilômetros de distância do início do espaço aéreo do Egito e a cerca de 37 mil pés de altura. A aeronave, modelo Airbus A320, deveria pousar no Cairo por volta das 3h15 locais.

O avião levava 56 passageiros, entre eles um menino e dois bebês recém-nascidos, sete tripulantes e três agentes de segurança da Egyptair. De acordo com a imprensa egípcia e com funcionários da Egyptair, o piloto da aeronave emitiu um alerta de emergência às 2h26, mas o sinal de SOS só foi captado duras horas depois, às 4h26. No entanto, o governo do Egito desmentiu a informação. O primeiro-ministro Sherif Ismail disse que “não há nenhum dado sobre o que aconteceu”. Enquanto isso, o primeiro-ministro da França, Manuel Valls, anunciou que “nenhuma hipótese está excluída” e que as autoridades analisam inclusive a possibilidade de um ato terrorista.

Já o presidente francês, François Hollande, conversou nesta manhã com o mandatário egípcio, Abdel Fattah al Sisi, para pedir uma “estreita colaboração” nas investigações do caso, informou o Palácio do Eliseu. Também foi realizada uma reunião de emergência de alto nível na capital francesa. Em declarações à imprensa, Hollande confirmou que o avião caiu e garantiu que as circunstâncias e as causas do acidente serão analisadas. “Nós temos o dever de saber tudo que aconteceu. Nenhuma hipótese está descartada nem excluída”, disse.

“Quando a verdade for estabelecida, teremos como tirar quaisquer conclusões, se foi um acidente ou um ato terrorista”, afirmou Hollande.

As Forças Armadas da Grécia enviaram uma equipe para a região onde foram localizados destroços que poderiam pertencer à aeronave. “Foram direcionados para Karpathos uma fragata de guerra, um avião C130 e uma aeronave militar EMB-145H para as operações de busca”, disse o Ministério da Defesa da ilha. Atentados – A França é considerada um dos principais alvos de terrorismo na Europa nos últimos anos. Em novembro do ano passado, o grupo extremista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) cometeu uma série de atentados simultâneos em Paris, matando 137 pessoas. Foi um dos piores ataques da história francesa.

O Estado Islâmico, que domina grandes áreas da Síria e do Iraque, mantém ramificações em outros países, como a Líbia, além de recrutar jihadistas e os chamados “lobos solitários”, que agem sozinhos para cometer atentados. Além disso, em outubro, um avião russo caiu perto do Sinai, no Egito, após uma bomba explodir dentro da aeronave. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque, apesar de Moscou passar meses relutando em admitir que poderia ter sido um ato terrorista. Ao todo, 224 pessoas morreram. “O Kremlin e o presidente Vladimir Putin lamentam a catástrofe com o avião egípcio”, disse o porta-voz do governo de Moscou, Dmitry Peskov, nesta manhã ao comentar o acidente.

OTAN

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) ofereceu ajuda nesta quinta-feira (19) para auxiliar nas buscas e investigações do avião da Egyptair que desapareceu com 66 pessoas a bordo enquanto fazia a rota entre Paris e Cairo. “Sei que estão em curso operações nacionais de busca e que a França e o Egito concordaram em cooperar e trabalhar juntos para investigar o que aconteceu. Nós continuaremos monitorando tudo de perto. Se quiserem ajuda da OTAN, estaremos prontos a ajudar”, disse o secretário-geral da entidade, Jens Stoltenberg.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para aliviar o estresse no ambiente de trabalho! Conheça os perigos do consumo exagerado de ansiolíticos! Métodos infalíveis para deixar seu cachorro mais zen! Saiba mais sobre os distúrbios de sono! Receita descomplicada para fazer um delicioso iogurte natural! Dicas para manter seu esmalte impecável por um período maior! Delícia matinal em apoucos minutos de preparo! Colesterol baixo de forma natural e rápida, sim! Sexta Santa: colha Macela para ter benefícios máximos! Sobremesa pronta em minutos: Mousse de Maracujá!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.