Home Notícias Brasil RN Governo do RN ganha prêmio internacional com projeto de desertificação

Governo do RN ganha prêmio internacional com projeto de desertificação

Governo do RN ganha prêmio internacional com projeto de desertificação
Foto: Divulgação
0

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte irá receber, na sexta-feira (17), às 10h30, o prêmio internacional “Dryland Champions”, da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Secas – UNCCD (sigla em Inglês).

A premiação acontece no auditório do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília e é destinada a homenagear as atividades das pessoas e/ou organizações e empresas que fizeram uma contribuição prática ao Manejo Sustentável de Terras.

O Governo do RN foi premiado com o Projeto Piloto de Combate à Desertificação no Seridó. A iniciativa abrange nove associações pertencentes aos municípios de Carnaúba dos Dantas, Parelhas e Equador. Todos contemplados terão 100% de financiamento do governo estadual, através das Secretarias de Planejamento e Secretaria de Trabalho e Assistência Social, com recursos do Projeto RN Sustentável por meio do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

“Esse prêmio é um reconhecimento do trabalho sério que estamos realizando. O Governo tem se empenhado em desenvolver políticas públicas de combate à desertificação. No Brasil são 1.480 municípios susceptíveis a esse processo, que embora sejam um tipo de degradação ambiental passível de ocorrer nas zonas de clima seco de todo o mundo, é agravado pelas ações humanas, como mau uso do solo e o desmatamento”, relatou a coordenadora do Núcleo de Gestão Ambiental do Projeto RN Sustentável, Andréa Batista.

O objetivo do Piloto de Combate à Desertificação é promover a redução e mitigação dos efeitos da degradação em terras susceptíveis à desertificação a partir da implantação de unidades demonstrativas com ações de recuperação do solo, manejo de paisagens, proteção e recuperação de recursos naturais e troca de experiências de convívio com a semiaridez, garantindo que ações implementadas no combate à desertificação não sofram descontinuidade.

A iniciativa também conta com a parceria do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do RN (SEMARH) e Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA).

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!