Home Notícias Política Governadores do Nordeste querem que União financie segurança pública

Governadores do Nordeste querem que União financie segurança pública

Governadores do Nordeste querem que União financie segurança pública
Foto: Daniel Guimarães/ A2img
0

A necessidade de participação do governo federal no financiamento da segurança pública nos estados foi uma das reivindicações apresentadas nesta sexta-feira (17), durante o Encontro de Governadores do Nordeste, em Teresina.

Quem ouviu as demandas dos governadores foi a secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, que compareceu ao evento representando o ministro José Eduardo Cardozo.

Ela defendeu a criação de uma política de segurança pública com fonte de financiamento próprio, baseada na aquisição de equipamentos, na capacitação de agentes e no desenvolvimento de um procedimento operacional padrão.

Os governadores pediram dinheiro para a construção de novas unidades prisionais. No Rio Grande do Norte, o déficit é de 4 mil vagas, disse o governador Robinson Faria.

Ele destacou que não consegue sanar essa carência sem recursos. “Como posso construir presídios se mal posso pagar os servidores? Só vejo uma maneira de resolver: que o governo federal crie uma modalidade de socorro aos estados para a construção de novas unidades no Nordeste.”

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, foi mais enfático e sugeriu a federalização dos presídios. A prática atual de encarceramento foi criticada pela secretária de Segurança Pública. Segundo Regina Miki, 40% das pessoas no sistema penitenciário brasileiro são presos provisórios, que permanecem detidos durante mais tempo do que o devido por causa da lentidão no julgamento dos processos.

“Estamos ocupando os cárceres com pessoas que não deveriam estar lá e deixando de fora mais de 200 mil mandados [de prisão] a serem executados por falta de vagas”, disse a secretária, para quem o encarceramento deveria ser destinado somente a condenados por crimes de maior potencial ofensivo.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!