Home Notícias Brasil RN Governador reúne auxiliares da Segurança e define áreas para atuação integrada das Polícias Militar e Civil

Governador reúne auxiliares da Segurança e define áreas para atuação integrada das Polícias Militar e Civil

Governador reúne auxiliares da Segurança e define áreas para atuação integrada das Polícias Militar e Civil
Reunião no Ciosp para tratar das áreas de integração das polícias (Foto Rayane Mainara)
0

Em reunião durante a manhã e início da tarde do sábado (9), o governador Robinson Faria assinou portaria que cria 17 Áreas Integradas de Segurança Pública – AISP’s, em Natal e Parnamirim. As AISP’s definem as áreas geográficas onde as Polícias Militar e Civil passarão a atuar de forma conjunta.

Na sede do Gabinete de Gestão Integrada – GGI, o Governador discutiu propostas com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Kalina Leite, com o comandante da Polícia Militar, coronel Ângelo Azevedo e com o titular da Degepol, delegado Stênio Pimentel, além de representantes das áreas operacionais das duas polícias.

As AISP’s são resultado de um estudo que compreende a área territorial, população, indicadores sociais e infraestrutura urbana. Inicialmente elas foram definidas em Natal, com 15 áreas, e em Parnamirim, duas áreas.

A definição das AISP’s considera dados do IBGE de 2010 e originalmente surgiram do trabalho científico de conclusão do Curso da Escola Superior de Polícia do coronel André Azevedo e do delegado César Rodrigues. O trabalho teve orientação da professora do Departamento de Políticas Públicas da UFRN, Maria do Livramento Miranda e mapeamento das áreas pela doutoranda Sara Raquel Medeiros.

O governador Robinson Faria explicou que a criação das Áreas Integradas de Segurança Pública vai permitir a convergência dos trabalhos das duas polícias na prevenção e investigação dos casos de violência e oferecer à administração um diagnóstico específico de cada área para as intervenções necessárias à melhoria da qualidade de vida.

Além disso, as AISP’s vão se constituir no pilar para a instalação do Ronda Cidadã, programa criado por ele quando exercia mandato de deputado estadual e que tem a finalidade de levar a proteção do Estado a cada bairro.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!