Home Notícias Brasil RN Parnamirim Festa do Boi 2015 supera expectativas e já é considerada a maior da história

Festa do Boi 2015 supera expectativas e já é considerada a maior da história

Festa do Boi 2015 supera expectativas e já é considerada a maior da história
Foto: Acarta Comunicação
0

A 53ª Festa do Boi, encerrada neste domingo (18) no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, superou todas as expectativas e já é considerada a maior da história. A Associação Norte-riograndense de Criadores (Anorc) comemorou os números. Foram 500 mil pessoas circulando pelo parque nos oito dias de festa e cinco mil animais expostos, além de uma movimentação em negócios que poderá superar os R$ 150 milhões previstos quando todos os balanços forem fechados. A segurança reforçada garantiu que nenhuma ocorrência fosse registrada nos oito dias do evento.

“O cenário de dificuldades com a seca, a crise econômica, a escassez de crédito não serão capazes de deter o avanço da nossa agropecuária. A prova disso é o resultado dessa Festa do Boi: superamos as expectativas e batemos todos os recordes, de público e de negócios. Temos orgulho de dizer também que foi uma das festas mais seguras entre todas as edições, com ocorrências zero”, destacou o presidente da Anorc, Antônio Teófilo, em discurso na cerimônia de encerramento da festa.

Além de uma extensa programação técnica que contou com diversas palestras, a 53ª Festa do Boi realizou sete leilões, 15 julgamentos das mais variadas raças e torneios leiteiros que reuniram o que há de melhor na genética animal da região e do país. Um recorde nacional foi batido: pela primeira vez estiveram reunidos no mesmo espaço 260 animais da raça Sindi, que contou com julgamento nacional e leilão, realizado na quinta-feira (15).

Este ano a Festa também teve o acesso mais democratizado, com a entrada gratuita de crianças menores de 12 anos e idosos maiores de 60, atendendo uma solicitação do governador Robinson Faria. Até às 17h o acesso ao parque também foi gratuito para todos os visitantes.

Durante os oito dias do evento foram gerados cerca de cinco mil empregos temporários e registrou-se a presença de mais de 200 expositores de várias partes do país. A Arena de Shows, que promoveu quatro festas este ano, reuniu milhares de pessoas nos dois finais de semana para apresentações de Aviões do Forró, Henrique e Juliano, Calypso, o Maior Show Infantil, entre outros.

“Nosso evento agradou a todas as raças de animais e a todas as faixas de público. Destaco a impecável programação técnica, com invejáveis animais de pista, os torneios leiteiros, os leilões, as inovações em todas as raças de bovinos, caprinos e equinos. Parabenizo a todos os criadores e expositores que acreditaram, participaram e fizeram desta a maior e mais profissional exposição de animais da história”, acrescentou Antônio Teófilo.

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, Haroldo Abuana, representou o governador Robinson Faria na cerimônia de encerramento e destacou a grandiosidade da festa. “Encerramos hoje a Festa do Boi da superação. Este evento coroa um trabalho que começou a ser feito em 1º de janeiro de 2015, quando o governador Robinson Faria assumiu a administração deste estado e determinou que a agricultura e pecuária seriam prioridades em sua gestão”, disse.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!