Home Notícias Variedades Experiências da infância moldam a arquitetura do cérebro

Experiências da infância moldam a arquitetura do cérebro

Experiências da infância moldam a arquitetura do cérebro
Reprodução/Youtube
0

As experiências e o ambiente em que as crianças vivem exercem papel fundamental na formação do cérebro. Esses elementos selecionam quais circuitos do cérebro são mais usados. Os mais frequentes são fortalecidos e os menos frequentes se enfraquecem e somem. Isso acontece durante os períodos iniciais do desenvolvimento.

O vídeo ‘As experiências moldam a arquitetura do cérebro’ foi produzido pelo Center on the Developing Child (CDC), da Universidade de Harvard, para explicar, com palavras e imagens simples, como as vivências de uma criança pequena têm impacto sobre a formação do seu cérebro e de sua capacidade futura para o aprendizado, o comportamento e as emoções.

Conceitos Fundamentais: 1 – As experiências moldam a arquitetura do cérebro

Esse vídeo faz parte do conjunto ‘Três Conceitos Fundamentais sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância’, composto por mais dois vídeos (veja abaixo). A tradução e a adaptação para o português foram realizadas pelo Núcleo Ciência Pela Infância, composto pelo CDC, pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa e pelo David Rockefeller Center for Latin American Studies, também ligado à Universidade de Harvard.

Conceitos Fundamentais: 2 – O jogo de ação e reação modela os circuitos do cérebro

Conceitos Fundamentais: 3 – O stress tóxico prejudica o desenvolvimento saudável

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!