Home Notícias Mundo EUA e Cuba anunciam retomada de voos comerciais

EUA e Cuba anunciam retomada de voos comerciais

Publicidade

EUA e Cuba anunciam retomada de voos comerciais
Raúl Castro e Barack Obama (Foto: Ministerio de la Presidencia)
0
Publicidade

(ANSA) – No dia em que a retomada de relações entre Cuba e Estados Unidos completa um ano, os países anunciaram um acordo para restaurar voos comerciais, sem anunciar data que em rota será restabelecida. “Esse acordo vai permitir que os voos fretados permaneçam e estabelecerá serviços aéreos programados, o que vai facilitar e aumentar as viagens autorizadas, ampliando as escolhas dos turistas e promovendo conexões pessoais entre os dois países”, informou o Departamento de Estados dos EUA, em nota oficial.

Atualmente, norte-americanos e cubanos que precisam ir a Cuba viajam em aviões fretados, que são, além de caros, muito difíceis de agendar. Especialistas consideram este o maior passo para estreitar as relações econômicas bilaterais desde dezembro do ano passado. Os cidadãos norte-americanos, no entanto, ainda precisarão de permissão para visitar a ilha.

Medida deve ajudar uma das maiores fontes de renda da ilha, o turismo. Avanços – Desde a retomada de relações, diversas restrições vêm sendo estudadas e muitos passos têm sido dados em direção a uma reaproximação. Em julho deste ano, as respectivas embaixadas foram reabertas. O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, visitou a ilha no mês seguinte, sendo o primeiro líder diplomático do país a viajar ao país desde 1945.

Na semana passada, Cuba e Estados Unidos anunciaram a retomada de trocas postais após um hiato de 52 anos. Em outras questões, no entanto, como o status dos dissidentes e o respeito aos direitos humanos em Cuba, continuam travadas. Além disso, o governo cubano pede, com o endosso do presidente Barack Obama, a queda do embargo econômico, que depende do Congresso — que atualmente tem maioria republicana.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!