Home Notícias Mundo Estados Unidos e Cuba podem restabelecer voos em breve

Estados Unidos e Cuba podem restabelecer voos em breve

Estados Unidos e Cuba podem restabelecer voos em breve
Raúl Castro e Barack Obama (Foto: Ministerio de la Presidencia)
0

(ANSA) – Estados Unidos e Cuba estão cada vez mais próximos de restabelecer voos comerciais, assim como o serviço postal e uma série de acordos relacionados à proteção ambiental.

O anúncio foi realizado em Washington pela diretora-geral nos Estados Unidos do Ministério das Relações Exteriores de Cuba, Josefina Vidal, que disse que as nações poderiam confirmar acordos para restabelecer os serviços das companhias aéreas e dos respectivos correios até o fim do ano. “Estamos muito próximos dos primeiros acordos ou arranjos, que poderemos anunciar nas próximas semanas”, afirmou.

Além disso, outro sinal otimista do avanço das relações entre Cuba e Estados Unidos foi a posição do primeiro país – que partiu da capital Havana – de que, se “o presidente Barack Obama quiser viajar a Cuba, será bem-vindo”. Sobre isso, o subdiretor geral nos EUA na Chancelaria de Cuba, Gustavo Machín, afirmou que “até o momento, não há nenhuma aproximação oficial a respeito”.

O funcionário também não deixou de comentar sobre os maiores obstáculos que fazem com que o “degelo” entre as nações seja tão lento e insistiu na “necessidade” de que desapareça o “bloqueio, que continuará afetando o povo cubano, as operações e os vínculos de Cuba com outros países”. Além disso, Machín ainda falou que as medidas norte-americanas em relação ao seu país estão indo “na direção certa, mas não resolvem os problemas centrais do bloqueio”.

“O Stonegate Bank abriu uma filial em Havana, mas isso não quer dizer que as transações bancárias entre Cuba e Estados Unidos estejam fluindo de uma lado ao outro”, afirmou o cubano, mencionando a proibição norte-americana do uso do dólar pelo país latino, medida relacionada ao embargo.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!